Acessibilidade na Impressão: como tornar os equipamentos disponíveis a todos?

por | maio 13, 2024 | Variedades

ㅤ✓ Conteúdo criado por humano

Painel digital de imprtessora mostra ícones de acessibilidade.
▶️🎧 Clique no play e aproveite a versão em áudio deste conteúdo agora mesmo! Você também pode ouvir pelo Spotify, é só acessar pelo título do post aqui em baixo: 

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022, a população com deficiência no Brasil, com 2 anos ou mais de idade, foi estimada em 18,6 milhões de pessoas (8,9%). 

Considerando este contexto, podemos passar a analisar a 1ª Pesquisa de Maturidade em Inclusão nas Empresas Brasileiras para pessoas com deficiência, realizada em 2022 em todo o Brasil, pelo Instituto e-qual, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). 

Os respondentes, ao serem questionados sobre o faturamento organizacional destinado à ações de inclusão, informaram que:

  • 42% das empresas não possuem orçamento destinado especificamente para as ações de inclusão;
  • 36% revelaram destinar até 0,5% do faturamento organizacional para ações de inclusão de pessoas com deficiência, e;
  • 4% destinam acima de 2% do faturamento organizacional para questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência.

É perceptível que a maioria das empresas não empregam o seu orçamento para oferecer a inclusão, mesmo que 5,1 milhões de deficientes hoje ocupem o mercado de trabalho.

Integrar engloba ter um ambiente acessível, disponibilizando equipamentos que possuam funcionalidades que permitam a todos conseguirem utilizá-los e, é aí que o outsourcing de impressão tem um papel fundamental, já que dispõe às organizações essas ferramentas.

Confira a seguir os conceitos de acessibilidade, quais são seus tipos, do que se trata a tecnologia assistiva, e como ela interfere nos dispositivos que você adquire para o seu parque de impressão.

O que aproxima as impressoras da acessibilidade

Os termos acessibilidade e tecnologia assistiva estão incluídos na legislação brasileira, e um dos dispositivos onde podem ser encontrados é na Lei Brasileira de Inclusão, n° 13.146 de julho de 2015, em seu artigo 3°, que preceitua:

Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Eles andam lado a lado, um complementando o outro, para que assim se possa ter autonomia também com relação ao uso da tecnologia, que está presente em muitos contextos atualmente, inclusive dentro das operações nas empresas.

Segundo o Instituto Inclusão Brasil, os tipos de acessibilidade consistem em atitudinal, arquitetônica, metodológica, programática, instrumental, nos transportes, nas comunicações e digital. 

Quando falamos de elementos como as impressoras, podemos contextualizar na acessibilidade instrumental e, também, digital

A primeira, se refere à capacidade de interagir fisicamente, como botões grandes e bem marcados para facilitar a operação por pessoas com deficiência visual ou motora, bandejas de papel de fácil acesso quando há mobilidade reduzida e design ergonômico para operação de usuários com diferentes habilidades físicas.

Quanto à acessibilidade digital, esta diz respeito à capacidade dos usuários com deficiências interagirem com a interface digital da impressora de maneira eficaz. 

Esse fator inclui opções de contraste, tamanho de fonte ajustáveis e compatibilidade com leitores de tela, recursos de controle por voz, indicadores visuais claros e feedback auditivo. Tudo isso a fim de auxiliar pessoas com deficiência visual, dificuldades motoras ou deficiência auditiva.

Atente-se à acessibilidade nos equipamentos do parque

Cabe ao provedor verificar muito além de elementos como conectividade, velocidade e produtividade das impressoras que compõem o parque, ficando atento e investindo em fabricantes que disponibilizam produtos que podem ser utilizados por todos.  

Para auxiliar nisso, compilamos algumas informações sobre a acessibilidade das impressoras informadas pelas empresas HP e Lexmark e, vale ressaltar que os itens mencionados são encontrados em seus sites oficiais. 

  • Acessibilidade na HP

A HP relaciona em sua página os recursos de acesso em produtos HP inkjet. 

Entre eles, constam a compatibilidade com tecnologias assistivas como leitores de tela e aplicativos de voz para texto, botões e guias com cores e etiquetas simples de texto e/ou ícones como um meio alternativo de inserção de informações e, ainda, funções que podem ser executadas por comandos de teclado.

Também informam que as portas de impressoras, bandejas de papel, guias de largura do papel, tampa do scanner e tampa do ADF são fáceis de operar, a fim de simplificar a experiência para usuários com limitações de força e alcance.

  • Acessibilidade na Lexmark

Já a Lexmark aborda a sua funcionalidade “Orientações por Voz”, onde os usuários podem ser guiados por meio de alto-falantes, integrados na impressora ou multifuncional inteligente, podendo utilizar também fone de ouvido, enquanto navegam por menus e definições utilizando a tela de toque ou um teclado conectado.

Há ainda a funcionalidade de “Solução de Acessibilidade Opcional”, software baseado na Web, que permite iniciar trabalhos de cópia, fax, e-mail e digitalização diretamente do computador, tablet ou telefone celular como uma alternativa à tela multifuncional.

Além disso, informam que os produtos incluem zoom e leitores de tela, permitindo que pessoas com vários níveis de habilidades trabalhem de maneira independente. Na multifuncional, o usuário pode interagir com o teclado numérico, que é identificável por tato.

🔍 Para aprimorar suas pesquisas: nesta publicação está uma lista com 10 endereços online dos fabricantes citados em nosso Dossiê do Outsourcing de Impressão. Eles são os mais utilizados pelos usuários do Dragon, e você pode começar verificando por eles.

+ Acessibilidade no Blog da PrintWayy:

Compartilhamos as maneiras que o mercado de impressão em braile foi transformado por ideias inovadoras que tornam essa ação, a princípio de alto custo, em algo possível para as escolas, ampliando o acesso à educação. Faça a leitura, acessando a publicação na imagem indicada a seguir:

Ilustração de duas mãos lendo inscrições em braile, em cada mão há o desenho de um olho. A ilustração representa a impressão em braile.

🎧 Aqui no blog também disponibilizamos artigos em formato de áudio, eles estão incluídos dentro dos posts originais e em nossa página no Spotify, fique a vontade para nos seguir por lá e receber uma notificação quando novos episódios forem lançados quinzenalmente.