Como a solução de bilhetagem atua no volume de impressões

por | ago 15, 2022 | Outsourcing de Impressão

Uma impressora e, ao seu lado, uma pessoa segurando uma pilha de papéis, representando o volume de impressões de uma empresa.

A procura por implantar um software de bilhetagem de impressão dentro de uma empresa está relacionada a um melhor controle deste ambiente. Ele permite que se conheça a maneira com que os equipamentos estão sendo utilizados por cada usuário, possibilitando uma gestão dos recursos de impressão mais assertiva. 

Os dados e relatórios gerados por esse tipo de software, faz com que as decisões sejam tomadas de maneira apropriada, baseada em informações reais, no entanto, isso não significa que as impressões no ambiente irão reduzir.

A intenção, acima de tudo, é ter o domínio das ações realizadas por cada usuário, a fim de evitar desperdícios e, também, de realmente ter a noção do que está acontecendo no parque, o que e quais departamentos estão imprimindo, e assim por diante.

É claro que, como fornecedor de outsourcing de impressão, podem surgir questões acerca dessa implementação, mas o que se pode garantir é que todos irão se beneficiar com isso: o provedor, seu cliente e a natureza.

Por isso hoje, aqui no #BlogDaPrintWayy, pretendemos melhorar a sua compreensão de como tudo isso irá acontecer, desde uma possível diminuição do volume de impressões até a precificação dos contratos. Está interessado em saber mais? Continue na publicação, pois eu vou te mostrar todos os pontos, anota aí!

O controle leva ao volume de impressões consciente

Tudo começa na forma como o sistema é implantado e comunicado dentro da empresa, mas isso não altera as reais necessidades de impressão que existem dentro dela, afinal, é por essa razão que um outsourcing é contratado. As pessoas ainda adoram imprimir em papel, e há diversas razões para que isso permaneça ocorrendo.

No entanto, cabe ressaltar que as pautas ambientais vem se tornando cada vez mais debatidas, e a tendência é que aumente, como pode ser visto com assuntos como o ESG em voga nos noticiários, sendo tratado cada vez com mais seriedade pelas corporações. E isso afeta também a maneira como os negócios veem os seus fornecedores.  

Por essa razão, além de proporcionar um serviço completo, realizando a gestão e o monitoramento do parque de impressão, complementá-lo com uma solução que é capaz de auxiliar as empresas em sua busca por tornar-se mais consciente é fundamental. 

Vale destacar ainda que com o monitoramento das atividades, a empresa consegue ter o controle do que imprime de verdade e visualizar se está ocorrendo a impressão de conteúdos que extrapolam a necessidade de determinado departamento ou usuário. 

O que acontece com a precificação dos contratos?

Em um primeiro momento, pode até se acreditar que haja uma redução no volume de impressões e, consequentemente, a possibilidade de diminuição do faturamento do serviço de outsourcing. Porém, o que precisa ter em mente é que os usuários continuarão imprimindo e, o seu negócio não está em risco. 

É necessário que se perceba o quanto oferecer mais de um serviço irá agregar na obtenção de clientes, fator que vai muito além da redução de páginas impressas e pode levar a um aumento na lucratividade dos contratos.

Independentemente do parque de impressão de uma empresa ser alugado ou próprio, todo gestor gostaria de conhecer melhor os seus custos de impressão e usar de forma mais inteligente essa importante ferramenta dentro da empresa. 

Por este motivo, um software de bilhetagem pode e deve fazer parte da cobrança dentro de um contrato de outsourcing. 

São muitas contas a serem feitas em cada cliente, para visualizar qual é o seu consumo e como a cobrança deve ser realizada, a fim de que se precifique corretamente. 

Os custos que estão envolvidos nisso são diversos, alguns para ficar de olho estão dispostos na publicação [PLANILHA] Precificando contratos: aprenda calcular o CPP!, e trago aqui uma pequena parcela delas:

Gastos com deslocamentos e fretes;

Custo de horas técnicas em manutenções preventivas; 

Outros acessórios/equipamentos que acompanham a impressora;

Softwares de monitoramento e gestão de impressão;

Softwares de bilhetagem;

Tempo desejado para retorno do investimento no equipamento;

Necessidade de repor equipamentos. 

Nosso time desenvolveu uma planilha para auxiliar o provedor em cada contrato, facilitando bastante esse momento que pode ser tenso para alguns, e pode melhorar a gestão financeira da empresa. Ela está disponível para acesso em:

Ilustrando uma planilha de precificação de contratos, um ícone padrão de documento é exibido junto com um tag de preço.

Em uma situação onde há uma negociação para fechar um contrato, e o cliente está relutante com o CPP cobrado, o oferecimento de mais esse serviço e todos os benefícios que ele abrange, pode ser o empurrãozinho que faltava para selar o negócio.

Assine a NewsWayy – a newsletter da PrintWayy, para receber indicações de conteúdos dos nossos playyers e também conferir as publicações que ocorreram no blog. Ela chega no último dia útil do mês, direto em sua caixa de entrada. 📫

Convite para os leitores assinarem a NewsWaayy.