Conheça a trajetória da PrintWayy, e as novidades que estamos preparando para 2022

por | jan 10, 2022 | PrintWayy

Já virou tradição no #BlogDaPrintWayy, todo ano eu escrevo o primeiro artigo, trazendo algum tipo de reflexão e aprendizado sobre o ano que acabou de encerrar. 

Desta vez resolvi fazer algo diferente, e vou contar pra você um pouco mais sobre a trajetória da PrintWayy – desde o começo da ideia da empresa, até para onde estamos indo neste exato momento: janeiro de 2022. Então, fique por aqui e curta a jornada!

De onde vem o empreendedor Hernani?

Para contextualizar o surgimento da PrintWayy, preciso falar um pouco sobre a minha própria jornada empreendedora. Sou natural de Curitiba – Paraná e, com 10 anos de idade, em 1994, me mudei com meus pais e minha irmã para Lages – Santa Catarina. 

Viemos em busca de mais qualidade de vida, pois Lages era a cidade onde passávamos as nossas melhores férias, todo final de ano, com a família do meu pai.

Profissionalmente, meus pais precisaram mudar de carreira e decidiram empreender, abrindo um minimercado no bairro em que morávamos. 

Começava aí a minha lapidação nesse universo do empreendedorismo. Com 11 anos de idade eu estudava meio período e o restante do dia ajudava no minimercado.

Atender aos clientes, vender, cobrar, fazer contas, faturar notas, receber, conferir e precificar mercadorias, tornaram-se as principais atividades do meu dia a dia. Apesar de cansativo, aos poucos fui entendendo o que era ser dono do próprio negócio. 

Da liberdade de fazer escolhas e definir as regras do jogo, à responsabilidade por cada experiência e consequências quando as coisas não saiam como planejado.

Quando chegou a idade para ingressar no ensino superior, optei pela Informática (Sistemas de Informação). Escolhi este curso porque gostava muito de mexer no computador, mas logo na primeira fase me encantei com a lógica de programação, números binários e outras disciplinas exatas. 

Ainda na primeira fase, conquistei meu primeiro emprego na área. Foi o momento de me despedir do minimercado e seguir a nova carreira.

O primeiro empreendimento: IT Factory

Após quase 03 anos trabalhando na área, decidi empreender com mais 03 sócios. Nossa ideia era ser uma fábrica de software, onde estaríamos desenvolvendo pequenos sistemas para outras empresas, de forma terceirizada. Logo no início da operação, surgiu uma oportunidade de terceirização e fechamos contrato. 

Era para ser um período curto, 06 meses de desenvolvimento, mas o negócio tomou uma proporção muito grande e não conseguimos fazer mais nada além deste projeto. A solução ficou muito customizada, de forma que não conseguiríamos vender pra mais ninguém.

Após 02 anos decidi encerrar minha participação na sociedade e voltei a trabalhar como colaborador individual em outra empresa.

O segundo empreendimento: a PrintWayy!

Depois da IT Factory, eu trabalhei durante 04 anos em outra empresa, mas sempre com o sonho de empreender na área de tecnologia, onde eu pudesse programar muito e construir soluções incríveis.

Lembra de 1994? Então, quando chegamos em Lages, uma das primeiras coisas que meus pais fizeram foi buscar uma escola legal para eu estudar. Iniciei meus estudos da 5ª série e logo na primeira semana fiz uma amizade que levaria para a vida toda. Comecei a frequentar a casa desse amigo e conheci o seu pai, José Vicente Martins, o qual se tornaria meu sócio 20 anos depois!

Tio Zé, como chamo o José Vicente, era então o fundador e proprietário da Pró-Cópia, desde 1976, uma empresa focada em impressões e cópias. Naquela época, eu era apenas uma criança e ele um empresário bem sucedido, jamais imaginaríamos sobre nossa futura parceria nessa área de tecnologia.

Sempre antenado ao mercado, tio Zé apostou no aluguel de impressoras, logo que surgiu este tipo de prestação de serviço, e foi reduzindo sua atuação com as dezenas de pontos de impressão e cópias que foi abrindo ao longo dos anos.

Nos encontramos em 2012, em um supermercado, quando ele veio me perguntar o que eu estava fazendo profissionalmente. Na época eu havia saído do meu último emprego há alguns meses e fazia consultorias, enquanto buscava um problema para resolver através do meu empreendimento.

Ele então me falou: Hernani, preciso muito de um software de gestão para a Pró-Cópia. Conheço tudo o que existe no mercado e nenhuma solução me atende!

Prontamente eu disse: não vai dar, muito obrigado! 

Você se recorda do meu primeiro empreendimento? Pois é, eu jamais cairia novamente nessa “cilada” de desenvolver uma solução customizada para uma única empresa, durante anos, e depois não conseguir vender para mais ninguém.

Porém, ele insistiu e nos falamos mais algumas vezes. Até que um dia ele fez o seguinte comentário: eu conheço ao menos 300 empresas como a Pró-Cópia, que possuem milhares de impressoras alugadas e não usam qualquer tipo de software para fazer o monitoramento dos ativos e gestão dos contratos.

Nesse momento meu olho brilhou, pois tive uma noção de tamanho de mercado. Eu disse sim e nossa aventura começou!

A Pró-Cópia como laboratório

Para validar algumas hipóteses e eu conseguir ver se o sistema seria viável, desde o dia 01 do projeto tivemos a empresa do Tio Zé como um laboratório. 

Em termos técnicos, o maior desafio que eu enxergava num primeiro momento, era o de criar um sistema que se comunicasse com as impressoras e multifuncionais e coletasse seus dados de uso. Em dois dias eu consegui fazer o básico, então demos sequência.

O próximo passo foi fazer um levantamento de requisitos para entender, com detalhes, como era o funcionamento de uma empresa como a Pró-Cópia, levantando os problemas e dificuldades mais comuns, de todas as áreas, possibilitando a prototipação do sistema que seria criado. 

Porém, sempre com a preocupação de criar algo mais genérico, que pudesse atender outras empresas do mesmo ramo.

Por questões pessoais e profissionais, em 2015 o tio Zé vendeu a Pró-Cópia. 

Desafio de criar o melhor software do mercado

Como desenvolvedor, nunca gostei de programar para web, mas tinha clareza de que esse sistema precisaria ser uma aplicação na nuvem, acessível a partir de qualquer dispositivo. Também tinha noção do esforço que seria criar essa solução do zero, desde a primeira linha de código.

Foi quando busquei uma primeira pessoa para trabalhar no projeto, meu amigo Max Mendes Rosa, o qual havia conhecido e trabalhado junto em meu último emprego e também se tornaria meu sócio na PrintWayy. Fiz o convite e ele topou na hora.

Começava então a nossa jornada para entender o mercado, as tecnologias e quais problemas iríamos resolver através da nossa solução. 

Com poucos meses de trabalho, me convenci de que o Max era o cara ideal para entrar na sociedade, me complementando tecnicamente e com muitos valores em comum. Fizemos o convite para a sociedade e ele também topou na hora. Juntos, co-fundamos e administramos a empresa até hoje!

Nasce, então, a SouthWayy!

SouthWayy? Como assim?!

Sim, esse foi o primeiro nome da nossa empresa – até hoje ele é nossa razão social. Depois de quase 02 anos só codificando, estava chegando a hora de colocarmos o PrintWayy – nome que era exclusivo do software – no mercado. O ano era 2014. 

Escolhemos este nome porque imaginávamos que ele era só o primeiro de muitos outros sistemas que poderíamos desenvolver. 

Já falamos aqui no blog sobre o real significado do segundo Y. A real é que a gente não tinha tanta noção da importância de focar em um nicho, apesar de agir com foco desde sempre, e por isso demos um nome genérico para a empresa.

O início do Marketing na empresa

03 anos após a formalização da empresa, com mais de 120 clientes ativos em nossa base, decidimos fazer marketing digital. Sempre prezamos por fazer tudo com excelência, então esperamos estes anos até conseguir contratar especialistas que pudessem nos apoiar nessa estratégia, com o objetivo de nos tornarmos referência no mercado em que atuamos.

A primeira provocação foi em relação ao nome da empresa. Vamos manter SouthWayy? Ninguém conseguia pronunciar este nome, nossos clientes ligavam e perguntavam se era da PrintWayy! 

Se decidíssemos manter, seriam 02 sites, 02 comunicações, tudo dobrado. Desde então, passamos a identificar a empresa e nosso software somente como PrintWayy. SouthWayy ficou só no registro.

O diferencial da PrintWayy

Desde que entramos no mercado, em 2014, procuramos entregar uma experiência de excelência a todas as pessoas que interagem conosco. 

Não importa se é um cliente em potencial, um “curioso”, alguém buscando entender mais sobre o mercado, alguém só querendo saber o preço, um cliente da base abrindo um chamado, um candidato querendo trabalhar em nosso dreamteam, cada um levará do nosso time um pouquinho mais de conhecimento e a devida atenção.

Nosso software, o PrintWayy, sempre foi focado no nicho de outsourcing de impressão, resolvendo os principais problemas que as empresas que alugam impressoras possuem. 

Da coleta dos contadores para o faturamento mensal até a previsão de reposição de suprimentos em cada cliente, construímos uma solução fácil de instalar, de utilizar, robusta e acessível a empresas de todos os portes. 

Quem está começando nesse mercado, com 01 impressora alugada, consegue contratar nossa solução, assim como empresas com dezenas de milhares de impressoras.

Ouvimos atentamente ao mercado

Quando começamos, já existiam outras soluções consolidadas, porém logo nos primeiros meses de operação, começamos a receber feedbacks muito positivos sobre o nosso produto, quando comparado aos concorrentes.

Nesse contexto de impressão, existem basicamente 02 tipos de software: o primeiro foca na empresa que presta o serviço de outsourcing de impressão para outras empresas. 

O segundo foca no cliente final que utiliza as impressoras alugadas, ou até mesmo as próprias impressoras e tem a necessidade de entender como os seus colaboradores estão utilizando os recursos de impressão. Mais conhecido como bilhetagem de impressão.

O mercado sempre nos pediu (sempre mesmo) a solução para o cliente final. Há 07 anos eu não passo mais que 02 semanas sem receber ao menos um pedido. 

E não é por falta de opções, mas sim por não terem uma experiência adequada com as outras opções do mercado. Muito complexo, muito caro, não funciona, mal dimensionado para as necessidades do cliente final, enfim, uma série de justificativas. 

Quais são as nossas novidades para 2022?

Trago então, após esse breve resumo sobre a nossa jornada e alguns marcos e curiosidades, as principais novidades que nortearão o ano de 2022. Vem comigo!

Internacionalização: já contamos com clientes fora do Brasil há quase 05 anos, os quais encontraram a nossa solução através da internet e passaram a utilizá-la em suas empresas. Porém, nunca fizemos um trabalho de prospecção ativa destes mercados, pois o foco sempre esteve no Brasil.

Não queríamos fazer isso de qualquer jeito, tinha que ser do jeito PrintWayy e, agora vai! Traduzimos o sistema, site, central de ajuda, manuais e demais documentações comerciais. 

Contratamos profissionais com experiência em mercado internacional e fluência nos idiomas nativos dos países onde pretendemos atuar. 

Fechamos uma parceria e contamos com um representante que levará nossas tecnologias para todos os países da América Central e demais países na América do Sul. 

Também teremos colaboradores trabalhando direto de Portugal, para expansão no mercado Europeu.

Novo software: sim, ouvimos atentamente o mercado e também nos preparamos da melhor forma para este momento. Em breve iremos lançar nosso novo software, voltado para o cliente final, o de bilhetagem de impressão. Entregaremos ele ao mercado com uma experiência tão incrível quanto a que proporcionamos até hoje. 

Você deve estar se perguntando, se o software e a empresa possuem o mesmo nome, como vamos identificar essa novidade? Seguem as alterações que fizemos recentemente:

A PrintWayy (a empresa) continua sendo A PRINTWAYY de sempre. 💛💙 

O PrintWayy (software) passou a se chamar DRAGON. 🐉🔥 🖨️

E o nosso novo software, de bilhetagem de impressão, foi batizado como SUNBIRD*. ☀️🔥🖨️

Aproveite para navegar em nosso site, o qual foi transformado para comunicar essas novidades que contei até aqui.

Bom, por hoje é isto. Como você viu, o DreamTeam terá um ano de muito trabalho por aqui. Conto com sua torcida para que consigamos fazer de 2022 um período de muita sabedoria e crescimento!

 

*Atualização: em Setembro de 2023, o produto PrintWayy Sunbird foi descontinuado.