Cultura de engajamento: times unidos com pessoas empoderadas

A imagem ilustra uma mão erguendo uma tocha com a chama acesa.

Possuir uma equipe engajada significa obter conversas entre todos os times, com a criação de novas ideias, além do aumento da produtividade e motivação.

E, ainda, mensurar o quão engajados são os colaboradores dá ênfase a relação que está sendo construída, permitindo que a gestão exerça práticas que tornem o local um melhor lugar para se trabalhar, além de transformar o efeito positivo em uma vantagem estratégica.

Desenvolver um bom clima organizacional e valorização das pessoas que fazem parte da empresa, perpetuando a cultura people first, é um diferencial que faz brilhar os olhos de talentos para integrar sua equipe! 

No post em destaque a seguir, você pode ver 12 práticas utilizadas pela PrintWayy

Ilustração de pessoas, uma com a letra P na mão, outra com a letra W e, uma menina com um coração.

Se esse assunto for novo para você ou, ainda, quer aumentar seu conhecimento, acompanhe essa publicação, e descubra como está o cenário mundial acerca do tema, além de conhecer a maneira que o #DreamTeam da PrintWayy encontrou para manter-se engajado. 

Quem sabe você consegue implementar algumas das nossas dicas junto ao seu time. Para entender mais, siga em frente comigo!

Uma visão sobre o engajamento de colaboradores ao redor do mundo

O Global Study Workplace 2020, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas ADP, expõe neste relatório os níveis de engajamento e a resiliência no ambiente de trabalho em 25 países, contando com o total de 26.594 participantes.

A pesquisa apresentou que, globalmente, o engajamento permanece baixo. Em comparação com o mesmo estudo, realizado no ano de 2018, houve o decréscimo de 1%, contando atualmente com 14% de funcionários totalmente engajados.

Também, na tabela relacionada abaixo, há uma lista contendo as mudanças nos níveis de engajamento de cada um dos países pesquisados, estando o Brasil com um aumento gradual, demonstrando em 2020 o percentual de 18%, média maior do que a global.

Tabela com as mudanças do nível de engajamento por país, do ano 2015 até 2020.
Fonte: Global Study Workplace 2020 – ADP Research Institute

Diante os resultados apresentados, constata-se a urgência em reproduzir a força do engajamento dos times nas corporações. A questão que surge é como atingir esse propósito. Para te ajudar nisso, no tópico a seguir estão algumas sugestões.

Tornando o engajamento parte da sua rotina

Em um dos seus trabalhos de exploração para desenvolvimento e aprendizagem sobre as atitudes e o comportamento dos colaboradores de empresas, o Instituto Gallup colheu dados e estabeleceu quais os padrões diferem as pessoas que se engajam das que não se engajam em seus trabalhos. 

Entre as atitudes realizadas que reforçam o engajamento, estão:

  • Os engajados não costumam deixar que problemas se tornem motivos para serem estagnados ou destruam sua capacidade de desempenho.

  • Procuram maneiras de atuar da melhor forma, concentrando-se em seus pontos fortes e não perdem tempo em atividades que não são naturais para eles.

  • Realizam e tentam melhorar seu engajamento de maneira proativa, independente da provocação de outras pessoas.

  • Assumem a responsabilidade de seu desempenho, sem culpar outros quando as coisas não acontecem como planejado.

Estabelece inclusive que os colaboradores não são os únicos responsáveis pelo engajamento, sendo essa uma parte do trabalho do gestor, cabendo a ele criar condições que promovam esses comportamentos. 

A HSM, em seu artigo A era do engajamento: 5 passos para quem deseja ter uma equipe de alta performance, abarcou 05 fatores os quais tem o poder de tornar uma equipe mais engajada, retirados do livro Magic: five keys to unlock the power of employee engagement, que são: meaning (significado), autonomy (autonomia), growth (crescimento), impact (impacto) e connections (conexões).

Assim, entende-se que tornar o ambiente desafiador, dando autonomia para realizar o trabalho e criar experiências que permitam o crescimento individual de forma contínua, são essenciais para a construção de uma carreira sólida. A produção de um acordo de expectativas é um grande passo nessa busca. 

Fomentar o pedido e o envio de feedbacks, incentivando o diálogo entre todos os setores, sem receio de falar o que pensam, traz melhoras significativas na conexão do grupo.   

A demonstração por parte dos líderes sobre quais são os resultados e impactos ocorridos dentro do negócio, motivam a busca pelo alcance de metas. A transparência é um elemento essencial para desencadear a confiança, e faz que todos saibam o que é esperado deles.

Uma instituição que promove sua cultura faz crescer a sensação de pertencimento, e é dessa maneira que os embaixadores da marca nascem, promovendo-a para fora da empresa.

Entre outras boas práticas que estimulam o engajamento, estão as reuniões one-on-one (1:1), realizadas entre líder e liderado. É um momento de conversa franca, a fim de discutir o progresso das atividades, a expectativa de resultados e orientações. 

E as reuniões de time, que podem ser estabelecidas para acontecerem ao final de cada mês, por exemplo, para a demonstração de resultados, métricas e alinhamentos.

Somos um time – vamos juntos! 

Os valores disseminados dentro da empresa fortalecem o engajamento entre todos que a integram. Na PrintWayy, possuímos um manifesto de cultura, que expressa todo o DNA do DreamTeam, reforçando o comportamento, as habilidades e o perfil de todo o time.

Imagem símbolo do DNA com ícones do manifesto de cultura da PrintWayy.

A importância dessa questão é tanta por aqui, que aderimos a uma plataforma a qual auxilia a mensuração e as interações de engajamento. A Feedz veio para aproximar ainda mais todos os membros da nossa equipe.

Com o envio de feedbacks constantes, e um sistema de gamificação que estimula as interações, concedendo pontos para as ações realizadas no site, ela aprimora o sentimento de pertencimento dos times.

Segundo a Feedz, gamificar favorece a criatividade, o trabalho em equipe e o atingimento de metas dentro das empresas, relacionando desafios e recompensas ao aumento de vontade de alcançar objetivos.

A Janaína Colpani, nossa Coordenadora de Comunicação e Marketing, compartilhou em seu perfil no Linkedin um feedback recebido diretamente pela plataforma, falou ainda sobre o aumento nos envios proporcionados depois da adesão da plataforma:

A imagem traz uma publicação de Janaína Colpani, feita na mídia social LinkedIn, sobre a plataforma de engajamento de equipes Feedz, com um feedback recebido por lá.

A PrintWayy também conta com a consultoria de uma especialista em gestão de pessoas, a Carol Isoppo, que agregou imensamente na introdução de práticas de engajamento, e nos ensina e inspira constantemente!

Ela compartilhou com a gente um depoimento sobre os impactos que o engajamento possui dentro da empresa e um pouco sobre como foi realizada a sua mentoria:

“Gosto de pensar e trabalhar engajamento como um caminho e não um fim para se alcançar e celebrar. Cada movimento na gestão do negócio ou das pessoas, impacta o engajamento do time. Pensar junto, dizer o que precisa ser dito, envolver o time na tomada de decisão, se preocupar genuinamente com as pessoas e reconhecer a sua entrega de valor, são algumas atitudes que mantêm os colaboradores confiantes de que fazem a diferença ali.”

Foto com Dream Team da PrintWayy e a consultora Carol.
O #DreamTeam juntamente com a Carol em 2019

 

“Há clientes, em que precisamos contribuir para a construção dessa consciência desde a base, o que é possível, mas leva um certo tempo. Na PrintWayy, isso já fazia parte da sua essência. Trazíamos conteúdos, boas práticas e soluções, e rapidamente o time absorvia e botava para rodar. E daí, os projetos ganham uma velocidade surpreendente e os resultados do nosso trabalho aparecem desde o início. Cliente feliz, consultora mais ainda!”  

Carol Isoppo, Consultora em gestão de pessoas e culturas


⚡️ Permaneça expandindo suas ideias, conheça outros conteúdos produzidos pela nossa equipe! O blog disponibiliza gratuitamente muitos materiais sobre vendas, marketing e dados relativos ao mercado de outsourcing de impressão, veja alguns deles:

Imagem direcionada ao Instagram da PrintWayy, indicando alguns dos materiais do Blog da PrintWayy desenvolvidos para provedores de outsourcing de impressão.