ENTRE NO MUNDO DO MACHINE LEARNING! Aplicações, benefícios + dicas de filmes e documentários

por | mar 22, 2021 | Variedades

A imagem ilustra a mão de um robô, o qual simboliza o aprendizagem da máquina (machine learning), atravessando um portal.

Estamos envolvidos com diversos tipos de tecnologias diariamente, utilizando smartphones, computadores, smart tvs – tudo é inteligente, e trabalha para nos auxiliar. O machine learning (ML) encontra-se presente em praticamente todas elas e, pode ser muito útil na criação de estratégias e vantagens competitivas para sua empresa.

Esse termo que, em português, significa aprendizagem da máquina, foi considerado uma das maiores transformações digitais de 2020, e está trazendo mudanças notáveis, a partir de novas maneiras de tratamento dos dados.

Ele é definido como uma subcategoria da inteligência artificial, funcionando através de análise de dados, estatísticas e algoritmos, além de aprender com situações que ocorreram previamente.

A sua utilização está se popularizando cada vez mais e, conforme o Gartner informou, até 2022, 70% de todas as interações com clientes envolverão chatbots, machine learning e mensagens pelo celular, em matéria que leva este título para a revista Forbes.

Acompanhe ao longo deste artigo como as mais variadas empresas estão fazendo uso dessa tecnologia, para que você possa se inspirar e levar o machine learning para o seu ambiente de trabalho! 

As aplicações e os benefícios do machine learning

A criação de planejamentos empresariais está interligada ao conhecimento dos dados produzidos por ele. Com o auxílio do machine learning, essas informações tornam-se sabidas e categorizadas, permitindo a sua utilização em diversos setores.

Fábio Coelho, CEO do Google no Brasil, trouxe em seu artigo A era dos brasileiros conectados: como dados e machine learning tornam seu negócio mais eficiente e útil, insights grandiosos e valem a nossa atenção.

Segundo ele, o crescimento e o ganho de eficiência dentro das empresas estão interligados a 03 fatores, sendo a utilização de dados, ter um desafio de negócio claro e um time que trabalhe em conjunto para tornar tudo possível.

Já parou para pensar como está o andamento desses pontos onde você trabalha? Independente do tamanho do empreendimento, valer-se de meios que melhorem a gestão do tempo e a tomada de decisões são fundamentais.

O CEO do Google também elencou diversos exemplos de empresas que utilizam essa tecnologia e como ela está fazendo uma grande diferença no mercado. Veja só: o Waze utiliza dados de seus usuários para aprimorar as rotas que sugere, e o próprio Google na sua função de autocompletar se adequa aos vários padrões de buscas para realizar as sugestões certeiras.

Podendo ser empregado para melhorar processos internos e a interação com o próprio cliente, as mais variadas formas de ML são passíveis de inserção no projeto que você esteja envolvido.

O portal Mundo Tech Mais publicou uma matéria abrangendo 06 empresas que utilizam o machine learning para produzir insights e aperfeiçoar a maneira de trabalhar. Conheça elas e como implementaram esse diferencial:

  1. Assistente Virtual, na Honeywell: implementada para uso interno entre os colaboradores, tem a finalidade de auxiliar os times no processo de vendas, a atrair leads e compradores para adquirir produtos da empresa. 

  2. Serviços personalizados, na Office Depot: com o uso de algoritmos no site e pontos de venda da empresa, foi possível fornecer ao cliente recomendação de produtos em tempo real, criar venda personalizada para cada perfil, além de possibilitar a detecção de fraudes no e-commerce.

  3. Solução em conexões, na Ivy League: a substituição da rede local por uma sem fio, baseada em IA e ML alocada em nuvem, utiliza algoritmos para localizar onde existe eventual problema de conectividade com base nas informações que coleta, tornando as conexões mais ágeis e com menos quedas.

  4. Experiência do cliente, na Seguradora Guardian: a criação de uma assistente virtual, mais uma vez possibilitou o aumento de produtividade dos funcionários, além da melhoria na experiência do cliente, com chatbot.

  5. Recomendação de produtos, na Zulily: diversos dados, como histórico de compras, tempo de navegação na página, cliques no produto e comportamento em mídias sociais geram insights para garantir o envio de recomendação personalizada ao consumidor.

  6. Combate a fraudes, na Mastercard: o software criado por eles baseado em ML possui mais de 200 atributos que atuam no combate às fraudes, com a intenção de tornar as transações cada vez mais seguras.

É através da abundância de dados que se obtém utilizando o aprendizado de máquina que possibilita colocar melhorias reais dentro das operações. No entanto, não basta apenas coletá-los e não saber o que fazer com eles. 

A Intel revelou na publicação “Como as empresas inteligentes avançam com machine learning, métodos para tornar as decisões mais ágeis com uma criação de vantagem competitiva. Eles estabeleceram que, com base em um estudo feito pela Brain & Company, empresas as quais fazem uso dessa tecnologia possuem:

  • 02 vezes mais probabilidade de realizar decisões com base em dados; 
  • 05 vezes mais viabilidade de decidir mais rápido que seus concorrentes;
  • 03 vezes mais chances de colocar em prática decisões mais rapidamente;
  • 02 vezes mais provável que alcance resultados financeiros. 

A importância da análise de dados, a qual engloba, além do machine learning, a internet das coisas e a computação em nuvem, pode ser verificada mais a fundo na publicação abaixo. Faça também essa leitura!

A imagem ilustra uma menina, pulando em uma cama elástica, cercada por números.

Curtiu a temática? Aprenda um pouco mais com as dicas de filmes e documentários!

Para que você consiga visualizar o machine learning aplicado em outros ambientes, trago uma curadoria de conteúdos apresentados em diversas edições da NewsWayy. Indo um pouco além, deixo novas sugestões especialmente para você. 

Assim, é possível entrar neste mundo do machine learning e trazer entretenimento para o seu aprendizado! 

Confere quais foram os conteúdos selecionados, espero que goste de todas elas: 

O jogo da Imitação: o filme conta a história de Alan Turing, matemático pioneiro da computação. Criou um projeto de computador que seria capaz de decifrar os códigos de guerra utilizados pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

Ex-Machina: Instinto Artificial: o filme de ficção científica, vencedor do Oscar de “Melhores Efeitos Visuais” (2015), discute machismo, objetificação feminina, síndrome de Deus e sexualidade pela carcaça de um robô.

Você, Eu e os Robôs: Um guia para compreender a Revolução Digital que vivemos e os seus impactos na humanidade. Temas como inteligência artificial, robótica, convívio homem-máquina, entre outros, permeiam a obra de Martha Gabriel.

Her: Theodore se apaixona por sua assistente virtual. Ganhador do Oscar de melhor roteiro original (2013), o filme é uma ótima maneira de refletir sobre tecnologia e como ela está presente em nós. 

O Homem que Mudou o Jogo: na tentativa de melhorar a performance de um time de baseball, o dirigente e seu assistente criam estratégias por meio de dados e estatísticas dos jogadores.

Eis os Delírios do Mundo Conectado: documentário feito pelo cineasta Werner Herzog abrange uma análise dos impactos que a internet trouxe para a sociedade, e até onde chegam seus limites.

Privacidade Hackeada: neste documentário é exposto como é realizado o tratamento de dados pelo Facebook – Cambridge Analytica, que se tornou um escândalo após as eleições presidenciais dos EUA no ano de 2016.

A.I. — Inteligência Artificial: com a criação de um menino-robô, essa ficção científica dirigida por Steven Spielberg aborda a possibilidade de máquinas sentirem emoções.

O Homem Bicentenário: após ser adquirido por uma família, um robô que realiza atividades domésticas, passa a apresentar características humanas e o desejo de se tornar de fato humano.

Matrix: Após ter repetidos sonhos, esse programador começa a questionar a realidade em que vive, descobrindo que faz parte de um sistema que manipula mentes e cria ilusões mentais.

E as recomendações não param, basta assinar a NewsWayy, para receber semanalmente um resumo da publicação do nosso blog e mensalmente uma edição especial que reúne diversas informações e conteúdos sobre temas relacionados ao outsourcing de impressão, tornando você ainda mais expert dentro do seu mercado!