Estamos em Festa: 09 anos de PrintWayy e o 4º reconhecimento GPTW

por | jun 12, 2023 | PrintWayy

Balões azuis e a frase "9 anos de PrintWayy" escrito com balões dourados.

Nada melhor do que iniciar o mês com muitas conquistas, e junho está sendo assim aqui na PrintWayy. No dia 06, nós celebramos 9 anos de história e, além disso, temos uma novidade para compartilhar: recebemos, pelo 4º ano consecutivo, a certificação Great Place to Work!

Foi com esse super presente que comemoramos nosso aniversário, o qual dá significado a tudo o que vivenciamos na empresa, e reflete o ótimo lugar que criamos juntos, todos os dias.

Buscamos ouvir os relatos dos Playyers, e a frase mais citada é o quanto podem ser eles mesmos aqui, e isso se dá por termos uma cultura forte, seguido por uma liderança inspiradora, que conduz os times com dedicação a todos que fazem parte deles.

Depoimentos dos gestores dos times de Comunicação e Marketing, Suporte e Customer Success, Desenvolvimento e Produto - e Diretores da PrintWayy.

Somos people first, e colocamos as pessoas em primeiro lugar, reconhecendo-as como o recurso mais valioso e importante que possuímos. O que inclui fornecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, promover uma cultura inclusiva e incentivar a participação e colaboração.

Começamos a nossa Jornada de Certificação GPTW em 2019, mas desde o início das operações da PrintWayy, lá em 2014, a busca por uma cultura organizacional consolidada foi a preocupação número um, e podemos dizer com muito orgulho que: CONSEGUIMOS!

A PrintWayy é GPTW e, Leader For All

Os resultados da pesquisa GPTW incluem as dimensões que compõem uma cultura de confiança (credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem), e também indicadores como os de estágios da liderança, que possui o propósito de identificar os perfis dos líderes que existem na empresa e mapeia as pessoas cuja atuação é destaque na gestão de pessoas.

  • A metodologia tem 5 Estágios de Liderança, sendo eles: 1) Inconsciente, 2) Aleatório, 3) Transacional, 4) Bom líder e 5) For all.

E, a PrintWayy atingiu o estágio 5, o Leader for All (Líder para Todos, em português), o qual significa que os líderes atuam próximos de seus times, incentivando e pedindo sugestões, reconhecendo todos, além de serem exemplos e colocam os valores em primeiro lugar.

Considerando esse fator, convidamos os gestores dos times que compõem a PrintWayy – Comunicação e Marketing, Suporte e Customer Success, Desenvolvimento e Produto – e nossos Diretores para comentarem sobre suas lideranças e o cotidiano das equipes. 

Cumplicidade e criatividade fazem parte da gestão do time de Marketing 

Em nosso Manifesto de Cultura, possuímos valores bem estabelecidos, que chamamos de DNA DreamTeam, e assim conseguimos identificar quem possui o nosso Fit Cultural, ajudando a visualizar cada um dos colaboradores, e auxiliando em nossos rituais, atividades, e comunicação.

Para a Janaína Colpani, Coordenadora de Comunicação e Marketing, colocar eles na rotina é natural, sendo exercidos diariamente dentro do time:

“Manter os valores da empresa vivos, sendo colocados na prática na rotina de trabalho, tornando-os algo natural mas também tendo consciência deles é algo que exercemos no Time de Comunicação e Marketing da PrintWayy.

O valor da colaboração, “somos um time”, é pulsante por aqui e praticado diariamente por cada membro do time – todas estão sempre dispostas a se ajudarem, compartilhando conhecimento, ideias e soluções, questionando umas às outras, expressando seu ponto de vista e suas perspectivas buscando aprimorar cada entrega, criando assim um ambiente de trabalho com cumplicidade.

Outro valor que corre nas veias do time de marketing é a organização, trabalhamos com processos bem definidos e estruturados que dão eficiência e segurança em todas as ações executadas, sempre com espaço para inovação e melhorias. Do planejamento à execução, a organização nos ajuda sermos criativas, mantendo as demandas nos prazos e fazendo entregas com alta qualidade.

O comprometimento também é um dos valores da PrintWayy que é latente por aqui. Todo time demonstra compromisso em realizar com excelência as responsabilidades atribuídas. Temos em uníssono a premissa de sempre fazer o máximo possível, com os recursos disponíveis. 

Conversamos abertamente sobre a cultura nas reuniões one-on-one e geral do time, trazemos demonstrações constantes de ações nas avaliações de desempenho e, quando necessário criamos PDIs para aprender e pôr em prática novos comportamentos. Reconhecemos estas manifestações em feedbacks e celebrações. 

Me sinto privilegiada em liderar um time talentoso, e que vive os valores organizacionais diariamente. Juntas, continuaremos a trilhar o caminho do sucesso, mantendo os valores da PrintWayy como guias em tudo o que fazemos.” 

Liderança servidora é destaque no time de Suporte e CS

E, falando em valores, o Suporte também traz um grande exemplo, além da construção de processos, conhecimentos e ferramentas. Para o coordenador do time, Gabriel de Lourensi, colocando o nosso DNA em prática, em pouco tempo os novos Playyers que chegam lá já garantem autonomia para atender os clientes e, a partir daí, é só pra frente, só pra cima!

“Proporcionar um espaço colaborativo em uma equipe de tecnologia e que, em nosso caso, envolve a resolução de problemas complexos todos os dias, é um grande desafio. 

O conceito de liderança servidora é levado a sério e a (des)construção de processos, conhecimentos e ferramentas é algo incentivado desde o primeiro dia de um Analista de Suporte em nossa equipe, ilustrando a importância do protagonismo de cada um para formar um time de responsabilidades e conhecimentos nivelados, e isso é MUITO PrintWayy! 

Sem nosso ponto de cultura Vá em Frente e Somos um Time isso jamais aconteceria, afinal, são eles que nos dão o respaldo necessário para pensar e agir diferente. 

Nossa Organização no processo interno de onboarding de novos colaboradores é exemplar e com Comprometimento da equipe toda, onde todos possuem um papel fundamental de passagem de conhecimento, acaba que conseguimos proporcionar uma integração com a equipe rápida e um mergulho profundo no conhecimento técnico necessário. 

Em pouquíssimo tempo nossos novos ‘suporters’ já possuem autonomia e segurança para atender aos clientes e adivinha por quê? A Confiança é Tudo!” 

Coordenação com sintonia e coletividade no time de Desenvolvimento e Produto

O trabalho em equipe e o nosso valor Somos um Time estão conectados, e é assim que as coisas funcionam no time de Desenvolvimento e Produto. É necessário que todos trabalhem em conjunto para que eventos como a retrospectiva da Sprint tenha o seu objetivo atingido.

Como líder do time, o Luis Fernando Schafaschek acredita que precisa se manter atento, para que esse valor seja constante por lá:

“Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o trabalho de desenvolvimento de software é um trabalho em equipe, onde todos precisam estar em muita sintonia para que se possa obter os melhores resultados. Para nós, o valor somos um time precisa estar presente em cada uma das nossas ações.

E, no dia a dia, isso se reflete em diferentes iniciativas, que têm o objetivo de fomentar a construção coletiva de soluções. Uma das mais importantes é nosso encontro de retrospectiva, onde revisamos os trabalhos feitos nas últimas semanas, refletimos e celebramos sobre o que funcionou bem e também entendemos o que não foi tão legal, para podermos evoluir. E não por acaso, o ponto de celebração mais comum nesse encontro é o apoio mútuo entre todos da equipe.

Como líder da equipe tenho o compromisso de estar atento para que isso se mantenha de forma constante na equipe. E, ao mesmo tempo, tenho um orgulho enorme de ver que esse valor surge de forma muito natural em cada membro do time.”

Líderes próximos dos Playyers é o ponto essencial para o CTO

O Max Mendes Rosa, nosso CTO, também atua como um dos tech leads dentro do time de Desenvolvimento, e vê a proximidade com os liderados como um ponto crucial, pois ela permite que seja possível tirar dúvidas, além de criar confiança e respeito:

“Acredito que um dos pontos essenciais no time de produto e desenvolvimento na PrintWayy, é o fato de os líderes estarem próximos dos liderados, e presentes no dia a dia do time. 

Essa proximidade, e disponibilidade para ajudar, tirar dúvidas, direcionar e orientar quando necessário, vai criando um laço de confiança e respeito com as pessoas, para que se sintam cada vez mais à vontade para também trazerem suas ideias e contribuições para o time.

Além de suas propostas de solução para os problemas e desafios que enfrentamos, e assim também se desenvolverem cada vez mais.” 

Para além dos resultados, bem-estar emocional e psicológico fazem parte do desempenho segundo o COO

Para nosso COO, Hernani Alves Melo, liderar é um ato de coragem, que vai bem além de visualizar apenas os resultados atingidos. Comentamos por aqui que a PrintWayy é people first, e isso está bem claro em seu depoimento – pessoas são muito mais do que simples recursos, e é necessário haver um ambiente de valorização dos colaboradores. 

“Na PrintWayy é um compromisso de cada líder reconhecer o valor humano de cada membro da sua equipe, indo além dos resultados e metas. Fomentar a colaboração e incentivar o crescimento pessoal e profissional de todos também é nosso papel.

Entendemos que as pessoas são muito mais do que simples recursos para alcançar objetivos. Seu bem-estar emocional e psicológico são fundamentais para o desempenho e a produtividade. Buscamos criar um ambiente seguro, onde os colaboradores se sintam valorizados, ouvidos e respeitados. 

Parabéns às nossas lideranças. Liderar é um ato de coragem!” 

Ser líder para todos significa respeito aos valores, estar perto dos Playyers e criar um ambiente onde existe confiança e valorização. E isso é compreendido e praticado por nossas lideranças, buscando que seja menos de qualquer jeito e, mais do jeito PrintWayy!

Balões azuis e a frase "9 anos de PrintWayy" escrito com balões dourados.