Falha de comunicação da impressora: atenção a este alerta!

por | maio 15, 2023 | Dragon

Uma impressora e, em sua frente, um símbolo de alerta, cercado por raios e três pessoas. Simbolizando a falha de comunicação dos equipamentos.

Clique no play e aproveite a versão em áudio deste conteúdo agora mesmo! Você também pode ouvir pelo Spotify, é só acessar pelo título do post aqui embaixo:

Os alertas querem dizer que algo não está funcionando corretamente e, por essa razão, você deve ficar atento a todos eles, especialmente ao tratarem sobre a falha de comunicação nas impressoras do seu parque.

Quando os equipamentos deixam de se comunicar da maneira adequada, podem ocorrer alguns transtornos, como perdas de faturamento e dados desatualizados.

E, é por isso que é tão importante estar ciente das notificações enviadas pelo sistema, que informam sobre a falta de comunicabilidade dos equipamentos que estão no seu cliente, e assim ter a possibilidade de tomar medidas imediatas para resolver

Nós já publicamos no blog, como se dá o funcionamento de alertas de impressoras no Dragon, e você pode conhecer a criticidade de cada um deles por meio de um infográfico. Para relembrar, vou deixar ele aqui embaixo. Consulte sempre que precisar!

Infográfico de alertas de impressoras no PrintWayy Dragon.

Nesta publicação, vamos falar especificamente sobre como é realizada a abertura de falha de comunicação no Dragon, e de que maneira ocorre o monitoramento de conexões, a fim de evitar ou solucionar problemas rapidamente.

Identificando a falha de comunicação com o Dragon

Na página inicial do Dragon, é possível que o usuário tenha um panorama completo da quantidade de conexões existentes nos clientes e verificar quantas estão funcionais ou não.

Imagem ilustrativa do Painel do Dragon.

Imagem ilustrativa do Painel do Dragon.

O sistema também permite a configuração de alertas, o que facilita a adaptação, para estar conforme a realidade e necessidades da empresa. 

Assim, as horas que forem definidas na seção, será o tempo que o sistema irá aguardar antes de abrir alertas, como o que comunica as impressoras sem comunicação com o servidor.

Imagem ilustrativa da configuração de alertas no Dragon.

Imagem ilustrativa da configuração de alertas no Dragon.

A partir do momento que o alerta está configurado, ele irá aparecer no menu de Alertas, onde é possível que o usuário verifique os alertas por cliente, por nível de criticidade (como você pode conferir no infográfico), tipo de alerta e também a origem dele.

Imagem ilustrativa de Alertas ativos no Dragon.

Imagem ilustrativa de Alertas ativos no Dragon.

Quando a impressora está sem comunicação, irá aparecer no alerta com o nível de criticidade alto, e necessita de resolução imediata. O usuário consegue identificar, no canto superior direito, os detalhes relacionados a ela, e abrange as possíveis causas do problema, assim, o técnico consegue identificar com mais agilidade.

Ainda, por ser uma ocorrência considerada de alto nível, ao congelar um fechamento, estas impressoras com falhas serão exibidas para que o provedor tenha conhecimento antes de fazer o fechamento do mês, e poderá então, escolher se deseja fazer o fechamento mesmo com as pendências, ou resolvê-las antes.

Problemas causados quando a falha não é solucionada:

Perdas de faturamento

Serviços e impressoras sem se comunicar corretamente podem ocasionar perda de faturamento, isso porque quando impressoras ou o próprio PrintWayy Client Server param de se comunicar corretamente, a empresa deixa de obter contadores, e consecutivamente deixa de cobrar pela produção do tempo parado, até que os serviços sejam restabelecidos.

Necessidade de muitos acessos remotos

Para que uma boa análise seja feita, em alguns momentos é imprescindível que um acesso remoto seja realizado no ambiente dos clientes, para efetuar alguma verificação e consecutiva tomada de ações. E, eles podem ter certo receio e achar a prática repetitiva e pouco segura.

Dados desatualizados

Quando a impressora possui o funcionamento comprometido por falha na comunicação, ocasionará inconsistências de dados, como a falta de contadores e leituras de níveis de suprimentos. Sem esses dados, irá ocorrer lentidão, inconsistências nas informações individuais dos equipamentos, dados de relatórios, painéis e fechamentos.


É importante estar sempre atento aos alertas, independentemente do seu nível de criticidade. Agir de forma proativa e resolutiva diante a eles pode ser muito valorizado pelos clientes e ajudar a evitar problemas maiores!

Ficou com alguma dúvida? Confira a Base de Conhecimento do Dragon, para acessar diversos artigos relacionados ao sistema. Ou, se você é cliente Dragon, entre em contato com o nosso time de suporte, por meio de chat no sistema. Estamos prontos para atendê-lo!