▶️🎧 Clique no play e aproveite a versão em áudio deste conteúdo agora mesmo! Você também pode ouvir pelo Spotify, é só acessar pelo título do post aqui em baixo:
Em tempos que a segurança online e LGPD são temas em destaque, o acesso remoto ao ambiente do cliente, ou até mesmo solicitar que ele instale algum programa essencial, como o nosso PrintWayy Client, se torna assunto sensível, mas não tem jeito, ele precisa ser tratado logo no início da contratação do serviço.
O Wesley, sócio na Black White Informática e cliente da PrintWayy há 9 anos, comentou no case de sucesso da empresa sobre como abordou isso com os clientes:
“Alguns ficavam na dúvida quando a gente falava: “Vou instalar um programa que vai fazer a contagem” aí a pessoa, uma já achava que ia ser algo invasivo, que ia monitorar o que o usuário estava fazendo, então a gente teve que desconstruir essa ideia na cabeça de algumas pessoas, alguns clientes.”
Essa desconstrução comentada por ele não é algo fácil, sendo necessária uma boa comunicação para não restarem dúvidas sobre como as ações são realizadas, e que não irão prejudicá-lo de forma alguma. Ao contrário, será benéfico!
Logo, você irá verificar como a instalação do Client e o acesso remoto acontecem no ambiente do cliente, e de que maneira a PrintWayy mantém a segurança de dados. Assim, atuamos juntos para promover a confiabilidade na solução e sua empresa.
O PrintWayy Client é fundamental
para o bom funcionamento do parque
Para uma operacionalidade completa, é indispensável a instalação do PrintWayy Client, módulo que centraliza o monitoramento das impressoras no ambiente dos clientes.
Ele permite que uma boa análise seja realizada, a fim de monitorar novos equipamentos e realizar correção de possíveis problemas, como falha de comunicação, erros de serviços, entre outros.
Portanto, ao menos um computador no ambiente do cliente necessita ter o Client instalado, se as impressoras a serem monitoradas forem de rede. No caso de impressoras USB, é necessária uma instalação em cada computador que esteja ligado a uma impressora nessa conexão.
Quanto a isso, podem ocorrer questionamentos sobre a instalação, sendo necessário que o provedor comunique exatamente como ela ocorre, as informações verificadas pelo sistema (apenas as necessárias, e nenhuma sensível), e o que a não realização ou falha de comunicação podem resultar.
O monitoramento de conexões é muito importante e sem ele não será possível realizar a gestão do parque. Também, se estiver com falhas, diversos problemas podem acontecer, como:
-
Perdas de faturamento;
-
Necessidade de muitos acessos remotos, e;
-
Dados desatualizados.
Atuação do acesso remoto no ambiente do cliente
O acesso remoto está atrelado a capacidade de um usuário controlar um computador ou dispositivo a partir de um local diferente de onde ele está fisicamente, ou seja, o provedor pode usar um computador para acessar e operar o computador de um cliente que esteja distante.
Para permitir esse acesso, é necessário que um software específico, como o TeamViewer, AnyDesk ou Remote Desktop da Microsoft, seja instalado nos computadores envolvidos e a conexão acontece, geralmente, através da internet.
Em razão de segurança, o usuário precisa se autenticar utilizando um nome de usuário e senha. Após ser autenticado, o software de acesso remoto começa a transmitir a tela do dispositivo que está distante para o computador local, permitindo que o usuário veja e interaja com a área de trabalho remota em tempo real.
A partir disso, o provedor consegue controlar o computador do cliente de onde estiver e tudo o que é feito em seu dispositivo local é replicado no outro, permitindo a visualização total das aplicações e arquivos.
O PrintWayy Client é um exemplo de programa que pode ser instalado de maneira remota ou local, a depender de como tenham todos acordado.
Segurança da informação na PrintWayy
Estamos há uma década no mercado e em todo esse período, sempre prezamos pela segurança de nossos clientes e aplicações, isso é assunto sério por aqui, e te mostraremos mais sobre como realizamos os processos nesse sentido.
Utilizamos servidores em duas nuvens privadas, o Microsoft Azure e o IBM Cloud, que tornam o ecossistema muito seguro, e também possuímos políticas, normas e procedimentos de segurança da informação, completamente pautadas nas ISO 27001 e ISO 31001, tendo práticas de governança e segurança de dados.
Nossa encriptação* é feita de ponta a ponta, ou seja, as informações são criptografadas em sua origem, em ambientes onde o Client está instalado, e enviadas por meio de protocolo seguro HTTPS*, e descriptografados somente em seu destino, no momento em que ocorre o processamento de cada arquivo em nosso data center, nas nuvens que utilizamos.
🧠 Para saber mais: encriptação* é o processo de transformar dados legíveis em um formato codificado para protegê-los contra acessos não autorizados e, HTTPS* (HyperText Transfer Protocol Secure), é uma versão segura do protocolo HTTP, que usa criptografia SSL/TLS para proteger a comunicação entre o navegador do usuário e o servidor web, garantindo a confidencialidade e integridade dos dados transmitidos.
Assim, não realizamos a captura de nenhum dado sensível, imagens ou arquivos de impressão em si, apenas os metadados de impressão, que são dados quantitativos como contadores, status de suprimentos, status de funcionamento de dispositivos e nomes dos computadores.
Esses dados passam por um processamento e são alocados em diversas partes do sistema, proporcionando inteligência de dados para facilitar a rotina dos provedores de outsourcing de impressão. Isso permite, por exemplo, que a nossa gestão de suprimentos utilizando IA seja colocada em ação.
🔒 Caso você queira saber mais sobre os procedimentos que adotamos, além de nossas certificações, confira a página de Segurança da Informação. Fica a dica para deixá-la nos favoritos do seu navegador, e encaminhar a algum cliente, caso seja necessário.
Ainda sobre proteção de dados, indicamos que você siga a leitura com este artigo, para saber outro aspecto da temática e aumentar a segurança do seu outsourcing: