Outsourcing de Impressão – Abrindo a sua empresa

por | out 23, 2017 | Outsourcing de Impressão

Imagem de um homem de costas vestindo um sobretudo, ele está com uma mão no bolso, na outra ele leva um balão colorido, ele está caminhando em direção há uma porta que está aberta. A imagem representa a chegada do empresário à sua empresa e a abertura de uma empresa de outsourcing de impressão.

Se você é novato na área e está querendo investir e abrir uma empresa de outsourcing de impressão, chegou ao lugar certo.

Para ajudá-lo nessa etapa, vamos conversar um pouco sobre quais são os cuidados necessários para abrir uma empresa que presta serviços de outsourcing de impressão.

Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

O que é preciso para começar no outsourcing de impressão?

Podemos elencar 07 pontos que são primordiais para quem está abrindo (ou pretende abrir) a sua empresa de outsourcing de impressão (ou MPS). São eles:  

  1. Ter um parque de impressão homogêneo;
  2. Ter uma equipe e conhecimento para manter essa estrutura;
  3. Possuir um software de gerenciamento de impressão;
  4. Entender como diagnosticar e levantar dados para um projeto;
  5. Ter um nicho de mercado para fazer prospecção de clientes;
  6. Desenvolver uma proposta de venda personalizada para atender as dores de seu cliente;
  7. Criar uma relação sincera e de confiança.

Equipamentos e impressoras

Você precisará montar o seu parque de impressão composto por impressoras, multifuncionais, copiadoras e scanners. Recomenda-se que seu parque seja composto por equipamentos da mesma marca. Isso facilita na capacitação dos profissionais e na demanda de suprimentos e peças originais.

Digamos que você possua dez equipamentos que têm a mesma função, porém são de fornecedores diferentes. Cada peça trocada deverá ser pedida separadamente,  aumentando o custo total, além de haver uma flutuação de preços para resolver o mesmo problema.

É muito importante conhecer todos os tipos de impressoras e qual a função de cada uma delas. Por exemplo: existem impressoras dye-sublimation, laser, jato de tinta, tanque de tinta, plotter, sublimáticas, térmicas, solvente, cera, 3D e muitas outras. Todas possuem funções específicas que atendem necessidades diferentes. 

Equipe técnica

Como provedor de outsourcing de impressão, caberá a você certificar-se que todos os equipamentos estejam sempre funcionando. A agilidade e a eficiência do seu atendimento moldam a forma que o cliente pensa sobre sua empresa. 

Por isso, na hora de contratar os colaboradores dessa área, seja muito cuidadoso, esta equipe irá representar a sua empresa.

Você estará começando seu negócio em outsourcing de impressão, por isso é importante contratar potencial e não somente a experiência. 

Você quer profissionais da área técnica que irão dar conta do serviço, mas que estejam dispostos a aprender e crescer com sua empresa.

Gerenciamento de informação

A rotina e a funcionalidade da sua empresa de outsourcing de impressão pode ser muito mais ágil e facilitada se você utilizar um software especializado em gerenciamento e controle de outsourcing de impressão.  

Internamente é muito importante que você tenha o conhecimento da situação de cada equipamento que está locado e sendo utilizado. Com o gerenciamento você terá todos os dados e informações, os quais lhe garantirão segurança, confiabilidade e rapidez.

Diagnóstico do cliente

Ao chegar no seu futuro cliente uma análise minuciosa das necessidades deverá ser realizada, todas as carências devem ser contempladas com uma solução, sempre buscando oferecer o melhor custo-benefício

Por meio desta análise você irá descobrir:

  • Quantidade ideal de equipamentos;
  • Quais modelos sanam as necessidades do cliente;
  • Formatos de papéis mais utilizados;
  • Volume de impressão mensal atual;
  • Impressões coloridas e P&B;
  • Se digitalização e fax são necessários.

É importante que você saiba que a sua empresa de outsourcing de impressão ficará responsável pela reposição dos suprimentos e por realizar manutenções preventivas e corretivas.

Lembre-se: o outsourcing de impressão deve solucionar problemas!

Praticamente todos os tipos de empresas podem utilizar os serviços de outsourcing de impressão, por isso os responsáveis pelas vendas devem estruturar uma lista de empresas para iniciar a prospecção, estudar cada uma delas, saber se já utilizam o serviço ou se algum dia já utilizaram, verificar quem são as pessoas influentes dentro da empresa para iniciar o contato e apresentar a solução. 

A negociação, em todos os ramos, é algo que pode levar um tempo, por isso a paciência e a persistência devem andar lado a lado.

Nenhuma empresa quer que sua equipe de T.I. passe o dia retirando papéis atolados, consertando impressoras e buscando fornecedores de toners. 

Por isso a sua expertise em solucionar estes pequenos e outros grandes problemas podem ser um grande diferencial.

Lembre-se de pensar como o cliente, levantar os pontos que realmente importam para que a empresa assine o contrato com você. Diga sempre a verdade e não iluda seu futuro cliente com falsas promessas, uma relação sincera é sempre o melhor caminho a ser seguido.

O outsourcing de impressão tem um longo caminho e futuro a ser trilhado; inovações na área devem aparecer com frequência, pois a busca pela redução dos custos e pela geração de lucro é a atividade que faz todos os empresários pensarem e refletirem.

Com certeza no mercado de outsourcing de impressão existe uma boa oportunidade para investimento. 

Siga aprendendo com a gente!

Faça o download do ebook SPIN Selling aplicado ao Outsourcing de Impressão:

Imagem convite para acessar o ebook SPIN Selling aplicado ao outsourcing de impressão.

Neste ebook mostramos como você pode utilizar a metodologia SPIN Selling para apresentar o valor de sua proposta e alavancar as vendas de sua empresa de outsourcing de impressão. Você também vai: 

  • Conhecer a metodologia SPIN Selling e como as vendas consultivas se aplicam ao outsourcing de impressão;

  • Entender quais são os 4 estágios de qualquer venda. As letras S, P, I e N fazem referência há 4 tipos de perguntas que o vendedor deve utilizar para obter sucesso;

  • Ver exemplos práticos de questionamentos SPIN no contexto de vendas de outsourcing de impressão;

  • Desenvolver habilidades para descobrir as reais necessidades dos potenciais clientes.

Accede a este contenido en español.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy