Produção de papel vs. preservação ambiental: saiba mais sobre manejo florestal sustentável

por | fev 7, 2022 | Sustentabilidade e Meio Ambiente

Ilustração de uma árvore, com o seu tronco constituído por uma pilha de papel, simbolizando o manejo florestal sustentável.

Quando falamos sobre a utilização de papel, uma preocupação que surge quase instantaneamente em nossos pensamentos é a sustentabilidade. Cada vez mais o usuário se atenta com o quanto está imprimindo, buscando melhores práticas para reduzir o uso deste suprimento, além de reciclá-lo.

Em nosso país, toda a produção de papel é proveniente de florestas plantadas, através da modalidade de manejo florestal sustentável, que garante a produção por meio de processos socioambientais adequados, atendendo a legislação.

De acordo com dados da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), há 9 milhões de hectares de árvores plantadas de eucalipto, pinus e demais espécies (acácia, araucária, paricá e teca), sendo que 36% é destinado a papel e celulose. Entre outros dados dispostos pela associação, estão:

  • Os 9 milhões de hectares de árvores plantadas absorvem 1,88 bilhão de toneladas de CO2eq da atmosfera;
  • 7,4 milhões de hectares são certificados na modalidade manejo florestal, garantindo a sustentabilidade e as boas práticas do setor;
  • 5,9 milhões de hectares de áreas naturais na forma de Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs); e recuperação de 32,7 mil hectares contemplados em programas de restauração de áreas degradadas em 2019. Assim, para cada 1 hectare de florestas plantadas, conserva-se aproximadamente 0,7 hectare de área natural.

Ainda, é possível observar a quantidade de papel produzida, importada e exportada pelo país, desde o ano de 2010 até 2019 e que grande parte permanece por aqui:

Tabela e gráfico demonstrando as quantidades de produção, importação e exportação de papel no Brasil, valores disponibilizados pela IBÁ - Indústria Brasileira de Árvores

Fonte: IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores)

Manejo florestal sustentável: o que é, e como é capaz de auxiliar na produção responsável de papel

A definição de manejo florestal sustentável pode ser entendida como o uso de técnicas as quais possibilitam o acesso a recursos da floresta sem comprometer a sua regeneração, garantindo a exploração sem danificar o meio ambiente, contribuindo com a manutenção e utilização de maneira que ofereça cobertura florestal, monitorando o crescimento e mantendo a diversidade e sustentabilidade da produção.

Entre os benefícios das florestas plantadas, segundo o Relatório de Sustentabilidade produzido pela Associação Brasileira de Papel e Celulose, estão:

  • Contribuição para a recuperação de áreas degradadas; 
  • Aumento da eficiência da agricultura; 
  • Otimização do uso de áreas antropizadas (com ocupação humana); 
  • Absorção da atmosfera e armazenamento de uma elevada quantidade de carbono; 
  • Contribuição para a manutenção e a conservação da biodiversidade; 
  • Contribuição com a prevenção da erosão do solo e do assoreamento dos rios; 
  • Aproveitamento de extensas áreas degradadas e sem atrativos econômicos para novos cultivos.

No entanto, para que essa exploração possa acontecer, é necessário haver o licenciamento pelo órgão competente, com a aprovação prévia do Plano de Manejamento Florestal Sustentável, o qual deve ser elaborado por engenheiros florestais e aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Garantias para o consumidor

Conheça as certificações florestais e como são adquiridas

As certificações têm o objetivo de garantir que a madeira utilizada na produção do produto seja proveniente de um processo produtivo ecologicamente correto, em cumprimento a legislação vigente. Ela está interligada com toda a cadeia produtiva, garantindo a origem, sendo esta a comprovação de que não houve degradação do meio ambiente.

O produtor é quem busca a certificação, de maneira voluntária, sendo assim, ele precisa garantir alguns fatores estabelecidos pela entidade certificadora. E, mesmo após a certificação, é realizado ao menos um monitoramento da operação ao ano.

O FSC (Forest Stewardship Council) é uma das organizações certificadoras, que possui presença em mais de 80 países. Ela é independente, não governamental e não possui fins lucrativos, a qual foi criada com a intenção de promover o manejo florestal responsável em todo o mundo. 

Imagem do selo da FSC - Forest Stewardship Council

Selo FSC – Forest Stewardship Council

Para obter a certificação, a organização estabelece 05 etapas, sendo elas:

  1. Contato inicial: contato da operação florestal com a certificadora;
  2. Avaliação: é realizada uma análise geral do manejo, documentação e da avaliação de campo, sendo realizadas ainda consultas públicas, para manifestação de grupos de interesse;
  3. Adequação: após a realização da avaliação, devem ser realizadas adequações pela operação se encontradas situações de não conformidade;
  4. Certificação: ocorre o recebimento da certificação, e também a realização de um resumo público elaborado e disponibilizado pela certificadora;
  5. Monitoramento anual: após a certificação ocorre pelo menos um monitoramento da operação ao ano.

No Brasil também há o Cerflor, que possui suas normas elaboradas no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme o Inmetro, e dentro da estrutura do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade industrial (SINMETRO), possuindo ainda o seu reconhecimento pelo PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes).

Imagem do selo da CERFLOR - Sistema Brasileiro de Certificação Florestal.

Selo Cerflor

A observação dos selos de certificação nos produtos consumidos são a garantia de que você está consumindo um papel proveniente de uma produção com responsabilidade socioambiental e que possui boas práticas para o desenvolvimento sustentável, ao contrário de produtos sem histórico de proveniência.

📧 Para receber mais artigos como esse, assine a NewsWayy, e preencha suas manhãs de segunda-feira com muita informação através da leitura do nosso conteúdo, que é feito especialmente para você, pensando no seu sucesso e crescimento.

Convite para os leitores assinarem a NewsWaayy.