Reduza a inadimplência do seu outsourcing! Consulte o CNPJ do cliente antes da assinatura do contrato

por | set 2, 2019 | Empreendedorismo e Gestão

Ilustração de uma calculadora notas de dinheiro e moedas - representa a inadimplência.

Boletos a pagar. Ligações de cobrança de financeiras. Nome sujo no mercado. Perda do crédito. Acúmulo de juros. Dificuldade em contratar um financiamento. Estas são algumas das situações desagradáveis de quem está inadimplente, ou seja, tem o nome sujo devido a dívidas em atraso.

Quando ouvimos falar em inadimplência, logo pensamos em pessoas físicas – referenciadas ao CPF, porém, a inadimplência também ocorre no meio empresarial, ou seja, relacionada ao CNPJ.

Em vista disso, há uma grande relação entre a inadimplência e a saúde financeira do seu outsourcing de impressão. 

De uns anos para cá, a inadimplência empresarial se tornou comum, uma vez que as crises financeiras, infelizmente, impulsionaram essa situação. O consumidor vê o bolso vazio e a empresa tem um profundo impacto em seu fluxo de caixa.

Na publicação “Número de empresas inadimplentes chega a 5,4 milhõeso Serasa Experian, empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, revela que cerca de 5,4 milhões de empresas estavam inadimplentes em janeiro de 2018. Esse número foi o maior desde 2015, quando começou o levantamento de dados sobre o tema.

Samy Dana, economista brasileiro, na matéria Entenda como a inadimplência afeta a economia do país para o portal G1, explicou que em épocas de crise é comum que haja um aumento na inadimplência. 

“No Brasil não é diferente: a proporção de inadimplentes entre todos os tomadores de crédito aumentou expressivamente ao longo do último ano, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, e isso pode ter um grande impacto sobre a economia.”

 O economista exemplifica a inadimplência da seguinte forma:

Para varejistas, por exemplo, a receita cai quando um cliente não honra as suas dívidas. Isso pode comprometer a capacidade do comerciante de arcar com os custos operacionais diários ou de repor o estoque, o que também afeta as vendas dos seus fornecedores. Em períodos de maior aperto financeiro, os prejuízos dos inadimplentes podem levar o comerciante a demitir funcionários, elevando assim o desemprego. Entra, portanto, em um ciclo vicioso, pois o desemprego leva a mais inadimplência.

Formas de prevenir a inadimplência empresarial 

Algumas boas atitudes e processos podem ser implementados na gestão da sua empresa, para que possa, desta forma, prevenir a inadimplência.

Listamos algumas formas de como se prevenir da inadimplência empresarial. Confira:

  • Analise o histórico do CNPJ da empresa contratante antes de fazer a venda

Fazer a consulta  do CNPJ junto à Receita Federal é muito importante para saber mais dados sobre a empresa e conhecer a situação cadastral. 

Esta consulta pode ser feita gratuitamente e pela internet! 

É necessário ter em mãos o número do CNPJ a ser consultado e preencher o formulário da página de consulta da Receita Federal, após digitar o número, o cartão do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas será exibido na tela, mostrando todos os dados da empresa e situação cadastral atual. 

Para fazer a consulta de CNPJ clique aqui → EMISSÃO DE COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E DE SITUAÇÃO CADASTRAL 

  • Faça um contrato

Já falamos da importância do contrato de locação de impressoras aqui no Blog da PrintWayy, mas nunca é demais ressaltar este ponto, já que ele é indispensável. 

O contrato de prestação de serviços é documento de acordo comum, com validade jurídica, que formaliza o negócio firmado entre as partes e assegura os direitos e deveres assumidos  no que diz respeito exclusivamente àquela obrigação. 

Para saber mais sobre Contrato para Locação de Impressoras sugiro que acesse o conteúdo específico sobre o assunto clicando no banner abaixo. 

Ilustração de várias impressoras imprimindo contratos de locação de impressoras.

  • Use um sistema de notificações automáticas

Pode parecer uma besteira, mas tem muita gente que simplesmente se esquece das datas de pagamento e atrasam suas contas – para evitar esta situação no seu outsourcing, sugerimos o envio automático de mensagens ou emails que lembrem o cliente do dia do vencimento da sua fatura. Isso vai evitar que alguns esquecidinhos virem inadimplentes!

Também é possível criar uma sequência de notificações, na primeira com o envio da fatura avisando a data de pagamento. Depois, avisando que amanhã é o prazo final do pagamento. Quando for pago, você pode confirmar e, se atrasar o pagamento, enviar um novo boleto já com o valor corrigido. Contudo, hoje os bancos já aceitam boletos com até 30 dias após o vencimento, dessa forma o cliente que esqueceu de pagar a conta não necessita entrar em contato com o emissor para atualizar o documento.

Se você está se perguntando, o que sua empresa deve fazer em relação aos clientes que estão inadimplentes, chegou a hora de lhe dar respostas. Continue lendo e, nunca dê as costas para um bom cliente, mesmo que ele esteja inadimplente!

Lidando com clientes inadimplentes

Confira a seguir algumas dicas para ajudar sua equipe a negociar de uma forma mais eficaz com as empresas clientes e inadimplentes de seu outsourcing de impressão. 

Lembre-se que o relacionamento com clientes inadimplentes precisa de muita atenção e cuidados. Ele não é um inimigo! E você não está sendo chato ou inconveniente ao cobrar pelo serviço que prestou, é um direito seu.

Antes de seguirmos com as dicas de como lidar com os clientes que estão inadimplentes, queria deixar aqui para você a indicação de outras publicações aqui do nosso Blog que relacionam-se com este tema, e pode lhe ajudar na comunicação da cobrança e com a gestão financeira. 

Ilustração de duas xícaras de chá com pires e colheres ao lado, o vapor da água quente forma um coração em cada xícara. A ilustração representa a afetividade que deve haver na comunicação

Ilustração de uma boneca russa sendo aberta. A ilustração representa o quatro em um proposto no conteúdo.

Ilustração de um carro de luxo esportivo amarelo e um saco de pão. A ilustração representa a história que é contada sobre um cliente.

Ilustração de uma mulher em posição de lótus meditando, atrás dela uma bola de poeira com labaredas de fogo e braços com punhos cerrados. A ilustração representa os problemas, as exigências e as pessoas.

05 dicas de como lidar com clientes inadimplentes

  1. Planeje a negociação

Não entre em contato com o cliente sem ter um bom planejamento para negociar a dívida. Trace algumas estratégias de negociação, como: parcelamento, desconto especial, redução de juros para pagamentos à vista.

  1. Entenda o comportamento do cliente

Converse com o cliente inadimplente e busque saber o motivo que o  impediu de pagar a fatura. Seja empático e compreenda a situação! São diversas as razões que podem provocar a inadimplência, como a desorganização financeira; problemas com o fluxo de caixa; alguma falha que você cometeu e o deixou insatisfeito.

  1. Respeite o Código de Defesa do Consumidor

Conforme o IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Código de Defesa do Consumidor é uma lei abrangente que trata das relações de consumo em todas as esferas: civil, definindo as responsabilidades e os mecanismos para a reparação de danos causados; administrativa, definindo os mecanismos para o poder público atuar nas relações de consumo; e penal, estabelecendo novos tipos de crimes e as punições para os mesmos 

Ele garante vários direitos para o cliente e exige que as cobranças sejam feitas de forma discreta, educada e não invasiva.

  1. Inclua a inadimplência no registro do cliente

Anote detalhadamente no CRM que você utiliza como aconteceu esta situação, seu desenrolar e a resolução. Assim você terá um histórico próprio do comportamento de compra deste cliente. 

  1. Chame a consultoria jurídica

Com certeza o time de advogados que atende o seu outsourcing lhe darão ótimas orientações de como conduzir legalmente uma situação de inadimplência. 

Perfil dos inadimplentes pessoa jurídica

Conforme dados publicados em Inadimplência em 2018: um perfil por segmentos, aging, região e classe social” o Brasil fechou o ano de 2018 com índices elevados em inadimplência empresarial, o total em dezembro/2018 foi de 5,6 milhões, um aumento de quase 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Apresentamos alguns recortes desses números levantados pela Serasa Experian, eles ajudam a entender o perfil da inadimplência de pessoa jurídica no Brasil. Confira:

Inadimplência por setor econômico

Em 2018, os segmentos de comércio e de serviços foram os que mais concentraram inadimplência. No setor de serviços, o percentual de empresas endividadas aumentou em relação a 2017. Veja, no gráfico abaixo, a média dos 12 meses e a comparação com o período anterior.

Gráfico inadimplência por setor econômico - Serasa Experian.

Fonte: Serasa Experian – Inadimplência em 2018

Inadimplência por aging (relatório sobre títulos a pagar e a receber em uma empresa)

Em 2018, a maior parte das dívidas atrasadas das empresas inadimplentes tinham entre 1 e 3 anos. Abaixo é exibida a média dos percentuais e a comparação com o mesmo período de 2017.

Gráfico inadimplência por aging -Serasa Experian.

Fonte: Serasa Experian – Inadimplência em 2018

Inadimplência por região

Entre as 5 regiões do país, a Sudeste foi a que concentrou o maior número de empresas inadimplentes em 2018. Ficou com 54,6%. Em segundo veio o Nordeste, com 16,1%, seguido de perto pela região Sul, com 15,5% das inadimplentes. Centro-Oeste e Norte fecham o tal com 8,6% e 5,3%, respectivamente.

Continue com a gente, busque por mais informações no blog.

Cadastre-se em nossa newsletter e acompanhe as novidades. Em breve conteúdos serão enviados diretamente para você. 

Assine a NewsWayy e até a próxima!

Convite para assinar a NewsWayy.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy