Implemente políticas de impressão e colabore com a sustentabilidade

por | jun 21, 2021 | Sustentabilidade e Meio Ambiente

Ilustração de um maço de folhas, embrulhado em uma fita de presente, representando a importância do papel e a necessidade da implementação de políticas de impressão.

Ao contratar o serviço de outsourcing de impressão, as empresas conseguem monitorar como estão os níveis dos toners, cartuchos e a quantidade de folhas impressas por cada impressora. No entanto, para se ter o uso consciente dos suprimentos, podem ainda adotar políticas de impressão.

A política de impressão consiste em regras as quais delimitam a utilização dos materiais, informando os impactos que as impressões possuem, de modo a evitar os desperdícios que possam ocorrer com o uso desenfreado desses recursos.

É importante manter um regimento, pois dessa maneira, há como medir o uso dos suprimentos, saber qual departamento é responsável por cada impressão, e assim ter a real noção das quantidades.


Você já acessou o Ebook As Melhores Práticas de Gestão de Suprimentos para Outsourcing de Impressão, criado pela PrintWayy? Nele, é possível verificar custos, produtividade, termos técnicos e ver o caso dos cartuchos e toners remanufaturados. Vale a sua leitura! 

Convite para realizar o download do Ebook As Melhores Práticas de Gestão de Suprimentos para Outsourcing de Impressão, material elaborado pela PrintWayy.


A preocupação com desperdícios e os impactos ambientais são recorrentes na área, já que a produção desses materiais são causadoras de grandes emissões de carbono.

Esse fator, inclusive, é pauta nas instituições, e a HP anunciou recentemente que pretende atingir a neutralidade na emissão dos gases até 2040. De acordo com matéria disponibilizada pela Computer World, eles possuem metas ambientais e restauração florestal.

A empresa possui parceiros como a World Wildlife Fund (WWF), a Arbor Day Foundation e ainda é responsável pela criação da Sustainable Forests Collaborative. Ainda, segundo a matéria:

“Em 2020, a HP atingiu desmatamento zero em relação a 99% dos papéis da marca HP e das embalagens à base de papel de seus produtos, com o 1% restante avaliado para garantir que o uso de celulose reportado atenda à Política de Papel e Madeira Sustentável da HP. Agora, expandindo para além do aprovisionamento da própria companhia e abranger o uso de outros papéis em produtos e serviços de impressão, a HP vai eliminar o desmatamento de todos os recursos de papel usado em produtos, serviços de impressão e embalagens HP até 2030, por meio do enquadramento florestal positivo da HP.”

Atitudes como essa são de extrema importância, e elas podem acontecer muito além das grandes indústrias. Por isso, atente-se às dicas selecionadas neste post especialmente para que você consiga deixar seu ambiente de trabalho mais sustentável também.      

No que consiste uma boa política de impressão?

Para início de conversa, um fator precisa ficar claro: a intenção é conter o desperdício, e não colocar o trabalho em risco! Há quantidades de impressão e utilização de suprimentos em geral que são necessárias para o dia a dia de um escritório, por exemplo, e não há como ser evitado.

As políticas vêm para que boas atitudes sejam perpetuadas no ambiente de trabalho, a fim de que tudo seja utilizado de maneira consciente. E existem muitas medidas que podem ser tomadas para que isso seja cumprido. 

A seguir, demonstro a você algumas delas:

💬 Dialogue com os colaboradores e encoraje boas atitudes: demonstrar a importância de manter um bom uso dos suprimentos, e o quanto isso afeta o ambiente de trabalho de maneira positiva, é o início de uma boa relação com os materiais e de engajamento com esta questão. 

Todos devem ter esclarecido o porquê da utilização das normas e quais são elas exatamente, portanto, fornecer treinamentos é um bom caminho para conquistar uma política de impressão de sucesso.

🏭 Qualquer regra depende das características da empresa: conforme mencionado anteriormente, um escritório pode ter um grande volume de impressões de contratos, pareceres, entre outros. Deve haver o devido cuidado para que a atividade não se torne limitada.

👀 De olho nos dados: ter em mãos uma solução que faça o monitoramento e a gestão do parque de impressão é ideal para que todas as informações de quantidade de páginas impressas, quais as máquinas foram utilizadas e demais noções acerca dos suprimentos auxilia imensamente na administração desse controle de dados.

A busca por sustentabilidade deve ser constante

Muito além da contenção de gastos, o assunto em pauta que mais nos remete a criação de tais normas é o meio ambiente em risco. E, essa preocupação não é recente por aqui. 

Você pode conferir na publicação Impressão e Sustentabilidade – Precisamos falar sobre isso, onde o papel foi o protagonista, e abrangemos o excesso utilizado.

O setor de papel gráfico foi, assim como muitos outros, impactado pela pandemia de COVID-19, e sentiu impacto negativo com o fechamento de escritórios e escolas. Já outros segmentos, como de embalagens e tissue tiveram aumento significativos.

Em artigo publicado pela Pöyry, a qual realiza consultoria e serviços para empresas do setor de Papel e Celulose, indicou-se que a procura por embalagens de produtos essenciais e papéis sanitários mantiveram esse mercado aquecido. Segundo o Índice Comerc, o setor registrou alta de 11,04% no índice de consumo de energia, com relação a setembro de 2020.

No entanto, com o retorno das atividades, o consumo voltará a sofrer alterações, com a sua normalidade sendo instaurada aos poucos. Considerando esse fator e a urgência da perpetuação de melhores hábitos de consumo, existem algumas diretrizes que podem ser colocadas em ação. 

Ao realizar alguma impressão, é importante questionar-se quanto à utilidade, e se a sua totalidade será aproveitada. Outro ponto que deve ser levado em consideração, é conferir se o documento que está sendo impresso está correto, e se trata da versão final. 

Também, quando houver a necessidade em realizar a impressão de slides, por exemplo, é fundamental verificar se existe a necessidade de imprimir um por página, ao invés de utilizar a opção de incluir vários na mesma folha.

Além de conter o uso, a reciclagem do papel também é outro ponto que merece a atenção. A separação e utilização lixeiras para coleta seletiva auxiliam muito na constante busca por hábitos que agregam num futuro mais verde.

O Infográfico Dissemine boas práticas de impressão traz ainda outras condutas essenciais, que colaboram imensamente com um mundo mais sustentável:

Infográfico Boas Práticas de Impressão.

🌎♻️🖨  Continue navegando e adquirindo mais conhecimento sobre essa temática acessando nossos outros conteúdos, elencados aqui embaixo:

Imagem de um quadro de emergência, dentro dele o globo terrestre. Simboliza a sustentabilidade disruptiva.

Ilustração de uma lixeira e alguns toners e cartuchos sendo jogados dentro.

Ilustração de uma torre Eiffel feita com lixo eletrônico.

Accede a este contenido en español.