Lifelong learning e o mindset de aprender continuamente

por | ago 9, 2021 | Variedades

A imagem ilustra um quadro escolar, com o desenho de um símbolo do infinito. Simbolizando, assim, o conceito de lifelong learning, que é aprender de forma contínua.

Estar constantemente aprendendo algo novo é o que faz um profissional ser mais qualificado e se destacar no mercado de trabalho. E, essa mentalidade é exatamente o conceito de lifelong learning, que pode ser compreendido como aprender por toda a vida.

Esse aprendizado não está necessariamente relacionado às salas de aula, já que atualmente há diversas formas de adquirir novos conhecimentos. Os ambientes formais dão espaço às plataformas proporcionadas pela internet, que ampliam a possibilidade de dominar muitos assuntos.

A área da tecnologia, a qual estamos inseridos, especialmente, passa por mudanças constantes. As tendências tecnológicas para os próximos anos são um grande exemplo disso. Levando em conta as evoluções desse âmbito, torna-se ainda mais necessário ser um lifelong learner

Na corrida do desenvolvimento profissional ganha quem consegue se reinventar dentro do seu próprio ambiente, aplicando novos saberes em prol de um trabalho melhor executado.

A partir de agora, te convido a explorar um pouco mais sobre essa diferente ideia de estudo. Avante!

O aprendizado pra vida toda (lifelong learning) é tão importante quanto o conhecimento acadêmico

A organização Lifelong Learning Council Queensland Inc (LLCQ) é quem representa o conceito de lifelong learning mundialmente. Ela tem, como ideia central, que o aprendizado seja perseguido durante toda a vida, além de flexível, diverso e disponibilizado em qualquer tempo ou lugar, indo além dos meios tradicionais.

Eles desenvolveram 04 pilares que são fundamentais na vida de quem busca ser um lifelong learner, que são: 

APRENDER A

  • Conhecer;
  • Fazer;
  • Conviver;
  • Ser.

A pesquisa realizada pela empresa de aprendizagem Pearson em 2019, intitulada “Pearson Global Learner Survey” foi capaz de nos demonstrar os aspectos de aprendizado por todo o mundo, e a importância que essa temática tem em diversas culturas.

É possível observar que educação tem um papel muito grande quanto a moldar a identidade das pessoas.

Segundo a pesquisa, 94% dos brasileiros acreditam que a educação auxilia as pessoas a viver uma vida melhor, e 91% pensam que a educação teve grande importância em torná-los quem são.

Gráfico intitulado "Education is in our DNA" ou "Educação está em nosso DNA", da Pearson Global Learner Survey.

Fonte: Pearson Global Learner Survey

Já quando o assunto é sobre educação a nível superior, o brasileiro vê grande valor na obtenção de diplomas tradicionais, diferentemente dos respondentes à pesquisa nos Estados Unidos, por exemplo, os quais acreditam não ser necessário um diploma universitário para alcançar o sucesso:

Gráfico intitulado "People are thinking beyond university degrees for their futures" ou "As pessoas estão pensando além dos diplomas universitários para o futuro", em tradução ao português, da Pearson Global Learner Survey.

Fonte: Pearson Global Learner Survey

Ainda, conforme a pesquisa, 88% dos brasileiros acredita que o aprendizado deve ser contínuo, mesmo após sair da universidade, para seguir com uma carreira relevante:

Porcentagem de pesquisados, separado por país, que acreditam a educação não para na escola. As pessoas precisam continuar aprendendo ou fazendo novos treinamentos ao longo da sua carreira para permanecerem atualizados.

Fonte: Pearson Global Learner Survey

De modo geral, entende-se que os estudos não se limitam ao final da formatura. Ele se perpetua e exige o constante aperfeiçoamento, para ser possível atingir todas as demandas que o mercado atual exige.

Deve-se valorizar o que foi aprendido em toda a jornada acadêmica, e ampliar o que foi visto nela, a fim de recuperar qualquer lacuna que tenha ocorrido na aprendizagem, e também obter atualizações.

Impulsionando o aprendizado contínuo nos ambientes corporativos

Um bom treinamento corporativo certamente é um investimento que beneficia todas as áreas de uma empresa, e falamos um pouco dele no artigo que você pode conferir logo abaixo:

Instrumentos musicais, postos para uma banda tocar, representam o treino - treinamento corporativo.

No entanto, conforme já comentamos por aqui, o saber não deve ficar estagnado. O profissional precisa também buscar maneiras de qualificar-se de maneira proativa, mas isso não impede que a empresa possa contribuir. 

Além de apresentar um treinamento formal, existem maneiras de auxiliar o colaborador a dar continuidade em sua jornada de aprendizado, como o oferecimento de incentivo financeiro para a participação em cursos, oficinas, workshops e palestras.

Em matéria publicada pela revista VC S/A, “Lifelong learning: o desafio de ser um eterno aprendiz”, foi possível observar que a Vivo, por meio do programa Vivo Explore, impulsiona essa cultura de aprendizagem em seus colaboradores. 

O texto trouxe a fala de Fernando Luciano, Diretor de Talentos da empresa, que revelou o seguinte:

“[…] Se você participa de um projeto, se você está numa reunião, está aprendendo com aquilo. A cultura de aprendizagem aqui também se dá quando o colaborador compartilha com a equipe algo que aprendeu num determinado projeto e que considera interessante.” 

Incorporar  dentro da cultura da empresa o estímulo ao aprendizado contínuo, dá mais qualidade às entregas do colaborador, além de contribuir com o crescimento profissional e pessoal do time.

Na PrintWayy, há uma biblioteca interna, a BiblioWayy, com diversos livros com temas técnicos à disposição do time, e eles podem ainda sugerir obras a serem adquiridas, a fim de ampliar o acesso a novas informações de todos.

E, quando falamos em treinamentos internos, também somos exemplo nisso. Além da busca por constante aprendizado de hard skills, proporcionamos ao colaborador treinamentos de inteligência emocional, possuindo uma consultoria de uma especialista em gestão de pessoas e culturas.

Atuar pontualmente no desenvolvimento torna o ambiente composto por melhores líderes, por se tornarem pessoas mais confiantes. 

Quer começar sua jornada de lifelong learner agora? Assine nossa NewsWayy! Você receberá em primeira mão, às segundas-feiras, um resumo do artigo publicado aqui no Blog da PrintWayy, relevante a comunidade de outsourcing de impressão, com o propósito de agregar ao sucesso constante da comunidade!

Imagem convite para assinar a NewsWayy, newsletter da PrintWayy..