Se as palavras economizar, reduzir custos ou cortar gastos é dita todo dia no outsourcing de impressão em que você trabalha, não se preocupe, você não é o único a ouvi-las, nem o único a pensar nelas e em formas de como economizar, reduzir custos ou cortar gastos.
A nossa dica para solucionar este problema e você parar de ouvir, falar e matutar em economizar, reduzir custos ou cortar gastos é a implementação de uma boa gestão de suprimentos.
Normalmente muitos esforços são destinados a redução de custos e diminuição de um estoque. Mas há uma pedrinha no sapato que incomoda e deixa a situação desconfortável. É a falta de boas práticas na hora de realizar uma gestão de suprimentos íntegra e constante.
Com ou sem crise, reduzir os gastos ao máximo sempre foi e sempre será uma meta.
Por isso que estas boas práticas devem estar alinhadas e ser de conhecimento de todos os colaboradores da empresa, para que o sistema funcione de forma linear e sem (grandes) imprevistos.
E como se faz uma boa gestão de suprimentos? Acompanhe abaixo as 09 atitudes para economizar e alcançar a excelência na gestão de suprimentos.
Reflita sobre cada uma delas e reavalie como elas estão sendo aplicadas em seu outsourcing de impressão.
Se precisar, tome uma atitude a fim de resolver o problema ou implementar uma ação que colha resultados positivos.
Como fazer uma excelente gestão de suprimentos:
1. Encontre fornecedores especializados e com boas práticas comerciais. Estabeleça processos uniformizados e mantenha um bom relacionamento comercial.
2. Promova reuniões entre os departamentos técnico, de compra e o de estoque (ou o que recebe as solicitações de suprimentos e organiza a distribuição dos mesmos entre os clientes).
3. Preste muita atenção no ciclo de utilização dos suprimentos, não compre demais e de forma antecipada, tenha cautela e peça aos fornecedores somente o necessário.
4. Ter um funcionário dedicado e especializado na área de estoque pode ser muito útil na organização interna e na distribuição dos suprimentos.
5. Crie rotinas de supervisão e checagem, vistoriando o estoque e conferindo com o sistema a demanda (semanal, quinzenal e mensal).
6. Padronize seu parque de impressão. Ter um parque homogêneo pode resultar em descontos maiores na hora de comprar os suprimentos, pois o pedido com o fornecedor tende a ser maior e assim poderá haver redução do custo.
7. Mantenha a mesma gestão de suprimentos em toda a organização, caso tenha filiais.
8. Baseie-se sempre no seu plano financeiro e nos orçamentos estabelecidos. Trabalhe com transparência!
9. Utilize um sistema para outsourcing de impressão que identifique de forma automática as trocas de suprimento em todo o parque, incluindo as prematuras, e traga também os principais indicadores de uso como: % de cobertura, previsão de término, eficiência e médias de impressão. Isso possibilitará uma melhor análise e tomada de decisões mais assertivas.
Para alcançar o sucesso em gestão de suprimentos você precisa trabalhar com muito foco e determinação, só assim as melhorias serão possíveis.
E, com certeza, com o sistema operacional correto será muito mais fácil e tranquilo gerenciar o outsourcing de impressão e controlar os suprimentos.
Troque as palavras economizar, reduzir custos ou cortar gastos por “VAMOS FAZER UMA EXCELENTE GESTÃO DE SUPRIMENTOS”!