▶️ Clique no play e aproveite a versão em áudio deste conteúdo agora mesmo! Você também pode ouvir pelo Spotify, é só acessar pelo título do post aqui em baixo:
A locação de impressoras é conhecida de longa data dos provedores, mas algo que está progredindo junto a ela é o outsourcing de outros equipamentos, como notebooks, tablets e smartphones, mercado que é chamado de DaaS (Device as a Service) ou, em português, Dispositivo como Serviço.
Aqui, precisamos ter atenção às diferenças: por mais que tenham a mesma sigla (DaaS) Desktop as a Service e Device as a Service possuem conceitos diferentes.
Quanto ao primeiro, se refere a um serviço de virtualização de desktops, onde o sistema operacional e os aplicativos rodam na nuvem e o usuário acessa por meio de ambiente remoto a partir da internet.
Já o segundo é o que estamos nos referindo por aqui, se tratando de um modelo de aluguel de hardwares físicos por assinatura ou contrato.
De acordo com pesquisas realizadas pela Research and Markets, estima-se que esse mercado global cresça em 38,9% até 2030, atingindo US$ 815,84 bilhões.
Ainda, relatam que esse impulso é ocasionado pela mudança da direção quanto a despesas operacionais flexíveis e previsíveis, e a requisitos de segurança mais rigorosos, preferindo soluções que otimizem o gerenciamento e os ciclos de vida dos dispositivos.
As empresas de outsourcing de impressão se beneficiam com esse avanço, podendo considerar expandir para ele e ampliar seu faturamento. Vamos te mostrar como isso pode acontecer.
Mercado DaaS indo além do outsourcing de impressão
As mudanças na tecnologia acontecem tão rápido, que muitas vezes é difícil se manter atualizado. É nesse sentido que o outsourcing de dispositivos encontra a sua vez nas empresas, já que pode vir a oferecer a modernização que eles necessitam.
Para os clientes, as vantagens provenientes da locação de outros dispositivos são similares às de impressoras, já que auxiliam a reduzir os custos operacionais, deixando de investir em novos equipamentos e ganhando eficiência, garantindo o foco no core business.
Avançar na modalidade DaaS permite que o outsourcing conte com a sua infraestrutura que já possui o suporte técnico, contratos de SLA estruturados, equipe de vendas e comercial, além do know-how no controle do parque, facilitando ainda mais a expansão.
E, por ter uma base estabelecida, consegue oferecer upgrade do contrato, levando serviços além da impressão, se tornando um fornecedor completo e mantendo o parceiro mais junto com a sua empresa, garantindo o lugar na dança das cadeiras.
Podemos mencionar também a gestão desses equipamentos, que se torna mais simples do que as impressoras, não necessitando de um acompanhamento contínuo como acontece com elas.
Algumas outras vantagens estratégicas, operacionais e comerciais para os provedores em expandir no mercado DaaS são:
1. Aumento da receita, com a ampliação do portfólio de produtos oferecidos, obtendo maior faturamento por cliente;
2. Oferecimento de serviços personalizados por segmento que atende, por exemplo, realizar a combinação de PC + monitor + impressora para um escritório;
3. Ganhos recorrentes diversificados, diminuindo a dependência de um único tipo de equipamento, estando protegido quando a redução de demanda e compensando as margens de contratos mais antigos;
O ponto de partida para a locação de dispositivos
As vantagens você já conferiu, mas precisa avaliar se esse é o caminho certo para a sua empresa no momento. A melhor forma de fazer isso é estudar seu catálogo de clientes, as características do mercado, além da capacidade interna e o retorno financeiro.
Verifique se os seus clientes têm interesse nessa modalidade de serviço, os concorrentes na sua região, o segmento que sua empresa atende junto a tendência à locação de dispositivos além da impressora e se existem outros setores que necessitam dessa solução.
A sua estrutura interna está ótima para impressoras, mas será que atende bem outros dispositivos? Vale checar e realizar treinamentos corporativos para melhorar qualquer lacuna que exista nesse sentido, a fim de não comprometer as suas entregas.
O investimento faz parte do negócio, sendo fundamental verificar quanto tudo isso vai custar ao seu bolso e se trará rendimentos. Veja os valores para a compra dos dispositivos iniciais, gastos com manutenção e a margem de cada um.
As métricas são indispensáveis nesse caso, e nós trouxemos no blog artigos comentando sobre elas, para te aproximar de todos esses números que, no final, vão ser seus melhores amigos e andam lado a lado com a gestão. Leia mais em:
Gestão de dispositivos no Dragon
Agora no PrintWayy Dragon, além de impressoras, é possível cadastrar, controlar e cobrar de forma unificada os mais diversos tipos de hardware locados a partir do novo módulo exclusivo para a gestão de dispositivos.
Com ele você consegue otimizar o gerenciamento dos equipamentos de TI que sua empresa oferece, centralizando o controle de inventário em um só lugar. Entre as funcionalidades, estão:
-
Cadastrar, editar e excluir dispositivos de TI;
-
Registrar dados essenciais dos equipamentos, como fabricante, modelo, tipo, número de patrimônio e endereço MAC;
-
Definir o status de cada dispositivo, como em estoque, no cliente ou manutenção;
-
Vincular um dispositivo a um contrato já disponível no sistema e associar um custo fixo, e;
-
Exportar planilhas com os dados dos itens locados, como um relatório.
Para começar a utilizar, converse com nosso time comercial e, caso ainda não seja nosso parceiro, está convidado a testar o sistema e essa nova feature por 15 dias, de maneira gratuita: