B2G: compreenda do que se trata o modelo Business to Government

por | dez 20, 2021 | Empreendedorismo e Gestão

Imagem de um templo grego, ao lado dele, moedas e pilhas de dinheiro e ao fundo notas de dinheiro. Representando o modelo de negócios B2G (Business to Government).

São diversos os modelos que permeiam as relações comerciais, e a partir deles surgem siglas como B2B, B2C, B2E, G2B… (são muitas mesmo!), tanto que já fizemos uma publicação contando a você 11 modelos de negócios, estando entre eles o que vamos comentar especificamente hoje – o B2G (Business to Government).

Muitos negócios que se descrevem como outsourcing de impressão integram o modelo B2B (Business to Business), já que fornecem equipamentos, suprimentos e manutenção para outras empresas, que assim conseguem focar muito mais em seu core business.

No entanto, é possível que eles busquem expandir e vão além de apenas manter relações com outras empresas, passando a também fornecer seus serviços para o governo.

Essa é uma relação que se difere das usuais, e depende de muitos trâmites, documentos, burocracias em geral, que a gestão precisa ficar bem atenta.

Se esse modelo não é tão conhecido por você, a publicação trará o que precisa saber sobre ele, além de observar de perto as mudanças previstas ao Guia de Boas Práticas para a Contratação de Outsourcing de Impressão. 

Siga por aqui, e confira tudo!

O que se entende por modelo B2G?

A necessidade de realização de compras pelo poder público acontece com bastante frequência, e o serviço de outsourcing de impressão é um dos mais procurados para auxiliar nos trâmites da administração pública.

É a partir dessa relação entre o governo e empresas privadas que se entende o B2G, ou seja, o fornecimento de serviços ou produtos para órgãos municipais, estaduais ou federais.

Porém, quando falamos sobre contratações realizadas por eles, todas necessitam passar por um procedimento, o qual é chamado de licitação.

Algumas das informações mais importantes sobre essa temática já estão dispostas aqui em nosso blog, e estão disponíveis para a sua consulta quando precisar. Fique a vontade para conferir o conteúdo quando terminar este aqui!

Ilustração de um envelope selado com carimbo de cera, contendo a imagem de um martelo.

As maneiras que acontecem a contratação B2G

Existem uma série de procedimentos necessários para que a empresa participe de uma licitação, e todos estão descritos no edital, o qual é disponibilizado pelo órgão público.

Eles possuem peculiaridades a depender da exigência e necessidade de quem deseja contratar, por isso, a equipe precisa estar bem treinada para fazer a sua leitura e não deixar escapar qualquer detalhe que possa custar a possibilidade de ser escolhido.

As contratações são regidas por lei, a qual passou por recentes alterações. A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n. 14.133/21) foi sancionada no dia 1° de abril de 2021.

Mas, atenção: as normas previstas na Lei n. 8.666/93 continuam vigentes pelo prazo de 02 anos. Nesse período, ambas produzem efeitos jurídicos.

São essas características que diferem tanto esse modelo do B2B, por exemplo, sendo que este abrange muitas burocracias, afinal serão utilizadas verbas públicas, e é necessário buscar as melhores condições para que elas sejam bem aplicadas.

O Guia de Boas Práticas para a Contratação do Serviço de Outsourcing de Impressão irá mudar

No início do ano de 2017, foi publicado pela antiga Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento um documento que informava quais eram as boas práticas para a contratação de outsourcing de impressão, descrito como um guia baseado em estudos técnicos e análises de cenários.

E, tendo em consideração a evolução da tecnologia, em junho de 2021 foi aberta uma consulta pública a fim de buscar também pela simplificação dos processos de contratações e com a revisão e mudança do material.

A consulta contou com a participação dos interessados pela temática, que poderiam contribuir acessando o link da página do governo, por meio do sistema Participa + Brasil.

De acordo com uma notícia disponibilizada pelo Governo Federal, a publicação servirá como parâmetro para a contratação de serviços de outsourcing de impressão nos órgãos do Sistema de Administração Dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).

Ela ainda trouxe a fala do secretário-adjunto de Governo Digital, Ulysses Melo, que descreveu como visualizava as mudanças:

“Com as alterações no Guia, espera-se que os processos de contratação de serviços de outsourcing de impressão tornem-se mais simplificados, possibilitando que o gestor avalie os pontos positivos e negativos de cada modalidade, bem como adote novas tecnologias, aumentando-se, dessa forma, a competitividade nos certames”.

O encerramento das contribuições aconteceu em 25 de junho, mas você pode verificar os comentários e todo o seu conteúdo na íntegra por meio da página Participa + Brasil.

O PrintWayy Dragon é um grande auxiliar nas contratações para licitações, pois muitas delas exigem a utilização de um software de gestão e monitoramento de impressões. Assista a uma demonstração, realize um teste do sistema gratuitamente e saiba tudo o que ele pode fazer pela sua operação!

 

Convite para fazer o teste gratuite do PrintWayy.