[Fala Playyer!] Por dentro do suporte técnico da PrintWayy com o Lauvir

por | ago 1, 2022 | PrintWayy

Ilustração do microfone que simboliza a série [Fala Playyer!], e ao seu lado um foguete, um cubo mágico, um controle de videogame e um headset, todos fazendo referência ao playyer do suporte técnico entrevistado, Lauvir.

Todos nós algum dia ao utilizar um serviço já precisamos ou iremos precisar do atendimento de um suporte técnico. Com a necessidade de acionar esse contato, o que se espera como cliente é que ele seja o mais ágil possível, e as dúvidas ou problemas sejam devidamente sanados.

Na PrintWayy compreendemos a importância do atendimento e prezamos muito por isso. Para que ele aconteça da melhor maneira, temos um excelente time de suporte que acompanha as demandas bem de perto.

O Lauvir, entrevistado desta edição da [Fala Playyer!], faz parte dessa equipe e trabalha diariamente para que os usuários do Dragon tenham suas solicitações atendidas com clareza e rapidez.

E, entre os tópicos que vamos abordar em nossa conversa, esteve a importância de um atendimento eficiente para haver a retenção do cliente, 03 tecnologias que são interessantes para a área e fontes de informações tech que valem a pena acompanhar.

Permaneça por aqui para ler o artigo completo e saber o que mais foi assunto entre a gente!

Lauvir José Jr. compartilha seus conhecimentos e aprendizados sobre suporte técnico

 

1. Lauvir! Ficamos muito felizes por estar com a gente aqui no [Fala Playyer!]. Gostaria que você começasse o nosso papo com uma breve apresentação, e nos contasse qual é o seu trabalho junto ao DreamTeam.

Lauvir: Olá galera! Iniciei minha carreira como cinegrafista e editor em uma TV local, desde então decidi que era uma profissão em tecnologia que eu queria seguir e busquei uma formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

 

Hoje no DreamTeam atuo como Analista de Suporte a 01 ano, além de atender os clientes também auxilio a equipe com scripts em banco de dados, crio relatórios personalizados e desenvolvo painéis em PowerBI para análise de dados que auxiliam na tomada de decisão.

2. A atuação com suporte técnico sempre havia chamado a sua atenção? Por que escolher estar inserido nesse mercado (de TI)?

Lauvir: Não não, por eu ter afinidade na área, conhecer e ter estudado, tive a oportunidade de trabalhar como técnico de suporte (uma curiosidade: logo na primeira empresa trabalhei com o Renato, e hoje tenho o prazer de trabalhar ao lado dele como colega de time novamente, uma pessoa incrível!) onde me apaixonei em resolver problemas e garantir a satisfação do cliente.

 

O mercado de TI é um dos que mais crescem e existem oportunidades para muitas áreas e hoje expandindo minha carreira para análise de dados que é onde eu me encontro.

3. Quais foram as mudanças que a área apresentou na PrintWayy desde o início da sua atuação, até os dias atuais?

Lauvir: Tivemos algumas mudanças na área aqui na PrintWayy como a migração de plataformas de atendimento, elevamos o nível de confiabilidade nas atividades com o banco de dados e tivemos um aumento de 02 colaboradores no time (com o remote first expandimos as vagas para fora sendo preenchidas com pessoas de São Paulo e da Paraíba).

4. Qual o papel da realização de um atendimento de suporte eficiente para a retenção do cliente?

Lauvir: Entender a necessidade, ser franco com o cliente e ágil no atendimento é essencial, ninguém gosta de acionar o suporte e ficar esperando com o chat aberto ou em ligação sem ter retorno. 

 

Com certeza você conhece alguma empresa que possui um serviço de boa qualidade, mas desanima quando precisa entrar em contato com o suporte trazendo experiências ruins aumentando a chance de perder o cliente.

5. Em sua opinião, quais são as habilidades e competências que não podem faltar em um profissional da área para ter sucesso na profissão?

Lauvir: Um excelente conhecimento do produto, sistema operacional suportado, redes, banco de dados e boa comunicação são hard e soft skills essenciais para a área.

6. As inovações tecnológicas têm sido aliadas do suporte? De que maneira fazer o melhor uso de tantas novidades que aparecem no mercado?

Lauvir: Com certeza! Trago de exemplo algumas ferramentas que nos auxiliam em nosso dia a dia:

 

Shodan – muito utilizado também por pentesters, nesse site podemos encontrar vários dispositivos na internet que nos auxiliam em homologações e testes.
Miro – é possível criar quadros colaborativos para organização de atividades.
PowerBI – possuímos um painel com vários dados do suporte que nos auxiliam na tomada análise e de decisão.

7. Quais são as principais fontes de informações técnicas que você costuma acompanhar?

Lauvir: Gosto de acompanhar o canal do YouTube Planilheiros, eles dão várias dicas de projetos em PowerBI e o site MSSQLTips que já me ajudou várias vezes com  banco de dados.

8. Em seu trabalho você possui contato diariamente com muitos clientes, tirando dúvidas, compartilhando informações. Quais são os aprendizados que você obtém dessas interações?

Lauvir: No suporte encontramos muitos cenários que nos trazem desafios para solucionar problemas encontrados, portanto, é preciso ter muita garra e dedicação para analisar as dificuldades encontradas e resolver da melhor forma possível, e posteriormente criar um artigo em nossa base de conhecimento para quando encontrarmos este problema novamente termos uma solução rápida e eficaz.

9. Você já havia tido a oportunidade de trabalhar em uma empresa remote first? Quais são os impactos que esse fator tem na sua qualidade de vida?

Lauvir: Antes da PrintWayy eu não havia tido a experiência de trabalhar em uma empresa remote first, onde a base é a confiança, transparência e comunicação, tudo é pensado para ser resolvido online. 

 

Trabalhar remoto traz algumas vantagens como: ficar perto da família e dos pets, não pegar trânsito, mais tempo aproveitável, eventos online ou híbridos dedicados para promover encontros saudáveis com todo o time.

10. Dias de folga são mais do que merecidos, né?! O que você costuma fazer para aproveitar os seus ao máximo?

Lauvir: Viajar, jogar online, assistir filmes e séries para desligar da correria do dia-a-dia, estudo, gosto também de realizar pequenos reparos domésticos e eletrônicos, acompanho alguns canais de criação e hacking como Manual do Mundo, Hardware Hacking, Técnicas de Invasão, Gabriel Pato e Labz e não pode faltar os lançamentos de foguete que acho espetacular.


Caso você não tenha acompanhado as outras publicações da série, permaneça no blog, relembre a trajetória da [Fala Playyer!] até aqui e conclua as suas leituras: 

Primeiro, passamos pelo marketing, e demos um alô para o design gráfico. Depois, fomos até o desenvolvimento, e o bate-papo foi sobre mudança de carreira. E, ainda tivemos a oportunidade de mostrar aqui a rotina de uma playyer do comercial, que mora em terras portuguesas.

Um microfone de estúdio, com um fio enrolado em sua volta e três gatos ao fundo, brincando com o fio. Ilustrando a série Fala Playyer, com a profissional de Design Gráfico da PrintWayy.

Um violão, ao lado de uma baqueta que há em cima um controle de videogame e uma xícara. Logo à frente, há um microfone de estúdio.

Imagem de quatro malas, um passaporte, Galo de Barcelos e um microfone de estúdio (símbolo da série Fala Playyer!).