Guia de práticas ambientais para deixar seu negócio mais sustentável

por | maio 2, 2022 | Sustentabilidade e Meio Ambiente

Um livro com um cursor de mouse em cima, o qual se relaciona ao guia de práticas ambientais dispostas na publicação.

Se tem uma temática que não pode ser deixada para depois, essa é a ambiental. A hora de promover a sustentabilidade é agora, e isso está sendo percebido por todos, como podemos ver com a crescente de práticas sendo implementadas por muitos negócios, como o ESG.

O relatório Quocirca’s Sustainability Trends 2022, produzido pela Quocirca, empresa responsável por insights de mercado e serviços de consultoria da indústria de impressão, nos trouxe tópicos que chamaram atenção, sendo um deles a urgência em implementar essas práticas. 

Embora muitas empresas estejam se comprometendo com emissões zero de carbono até 2050, resta claro que essa meta precisa ser movida para 2030, no mínimo, se quisermos ter alguma chance de eliminar os danos já causados.

A pesquisa mais recente da Quocirca entre tomadores de decisão de TI no Reino Unido e nos EUA descobriu que a redução do impacto ambiental será prioridade para as empresas até 2025, já que existe pressão (ainda bem!) de todos os lados para que isso aconteça: clientes, investidores, reguladores e colaboradores.

Tudo está acontecendo muito rápido, e você precisa acompanhar as mudanças. E, se não sabe nem por onde começar, este guia está reunindo um apanhado de atitudes, inclusive algumas já mencionadas por nós, as quais valem ser reforçadas, que certamente poderá ser um bom início para você. 

Prepare-se para incluir algumas dessas práticas em sua lista para tornar-se mais sustentável!

 

06 práticas ambientais para tornar o seu negócio mais sustentável

01 ♻️ Comece pela conscientização de todos ao seu redor

Conscientizar os colaboradores sobre desperdício de suprimentos é essencial para evitar que ele ocorra. E, você pode fazer isso implementando políticas de impressão, por exemplo, a fim de boas práticas sejam adotadas, com o uso consciente dos materiais que possuem ao seu dispor.

Outra maneira interessante, ainda, é realizar a conscientização nos e-mails que você encaminha. A Two Sides indica algumas mensagens que podem ser utilizadas nos rodapés deles, as quais possuem um tom amigável, compreendendo a necessidade de impressão e, ao mesmo tempo, conscientizando sobre ela, tais como:

  • O papel produzido com responsabilidade tem características sustentáveis ​​únicas. Ele vem de um recurso renovável e é altamente reciclável. Se você imprimir, por favor, recicle.
  • A impressão em papel é um meio de comunicação prático, atrativo e sustentável. No entanto, ao imprimir, recicle.

 

02 ♻️ Utilize softwares para te auxiliar nessa força tarefa

Imprimir documentos se faz necessário para muitos negócios e, essa prática está longe de ir embora, já que a maioria das pessoas ainda adoram imprimir em papel. A maneira de tornar-se mais sustentável nesse aspecto, então, é contar com a tecnologia. 

Ao utilizar softwares que o auxiliam no controle de impressões corporativas, o qual deixa claro o quanto sua empresa afeta o meio ambiente e permite que você veja a quantidade de resíduo sólido (lixo) e CO² sua empresa está emitindo com as impressões, todos certamente se tornam mais responsáveis com o que estão imprimindo.

 

03 ♻️ Sempre que puder, utilize produtos biodegradáveis 

Os impactos na utilização de produtos biodegradáveis são reduzidos, já que eles trazem benefícios à natureza a curto, médio e longo prazos, pois foram criados para que haja uma diminuição na poluição, em razão deles se decomporem por processos biológicos naturais. Fique atento, procure sempre por selos ecológicos!

 

04 ♻️ Avalie seus fornecedores

Ao adquirir suprimentos para sua empresa, o preço é um dos pontos avaliados para que faça a escolha do fornecedor. Porém, existe outro fator a ser verificado, que é a sua preocupação em adquirir produtos os quais sejam provenientes de um processo produtivo ecologicamente correto.

E, existem certificações que garantem a origem deles, pois confirma que o produtor seguiu os fatores estabelecidos pela entidade, sem que tenha havido a degradação do meio ambiente para a sua produção. Para conhecer algumas delas, e como ocorrem, acesse a publicação que estou indicando a seguir:

Ilustração de uma árvore, com o seu tronco constituído por uma pilha de papel, simbolizando o manejo florestal sustentável.

 

05 ♻️ Recicle, recicle, recicle!

Descartar de maneira adequada cartuchos e toners é uma atitude indispensável para contribuir com o meio ambiente. Existem maneiras diferentes de descarte para todos os tipos de lixo, incluindo o eletrônico, e ao não observar isso, há o risco de contaminação do solo e da água, causando diversos danos à natureza.

Para evitar essa questão, o ideal é que você pesquise quais são os programas e políticas de reciclagem utilizadas pelas marcas que você trabalha dentro da sua empresa. Eles existem em diversas companhias e, como exemplo, deixarei os programas da HP, Lexmark e Xerox elencados logo abaixo para você dar uma olhada:

 

06 ♻️ Investindo em meios de energia limpa

A história é a mesma em todas as empresas: a conta de energia é com frequência bem elevada. No entanto, uma das maneiras de impedir que isso aconteça e, também, impedir todos os demais impactos causados pela geração de energia convencional é investir em fontes limpas.

Algumas delas são a utilização de painéis fotovoltaicos, os quais fazem uso da radiação solar como fonte de energia renovável. Embora esse pareça ser um grande investimento, ele irá compensar a longo prazo, já que sua utilização faz reduzir drasticamente a conta de energia elétrica.

Outras dicas sobre energia, que podem ser levadas em consideração, são a troca de lâmpadas incandescentes por LED e, também, desligar equipamentos ao sair do escritório.

Os conteúdos sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente não acabam por aqui – se você deseja aprofundar o seu conhecimento sobre essa temática, é ideal que acesse a nossa categoria sobre ela aqui no blog. Existem muitas outras publicações que te levarão a um futuro bem mais consciente. Não perca essa chance!