Softwares ERP – Conheça as integrações com o Dragon, e quais são as tendências da área

por | out 10, 2022 | Outsourcing de Impressão

Ilustração de uma mulher, que tem em cima de sua mão um notebook e, ao redor dele, há vários símbolos que se referem a funcionalidades de softwares ERP.

Você já está um passo à frente de seus concorrentes ao fazer uso de ótimas tecnologias, como o mais completo software de outsourcing de impressão do mercado, para otimizar processos dentro da sua empresa. E, a vantagem é ainda maior quando se potencializa a gestão utilizando outras ferramentas digitais eficientes – os softwares ERP.

Esses sistemas unem os setores e podem abranger várias funções, levando organização da rotina de trabalho, registrando informações, entre outras funcionalidades. Ainda, o que torna eles mais capacitados para as tarefas, é a realização de integrações.

Na PrintWayy, desenvolvemos APIs que permitem realizar a integração do ERP junto ao Dragon, nosso software de gestão e monitoramento, tornando os produtos interligados, compartilhando dados em tempo real, com as informações coletadas do parque de impressão.

Engana-se quem acredita que a utilização serve apenas para grandes empresas. O ERP é uma necessidade para conduzir a organização, independentemente do seu porte, e muitos já estão percebendo isso, conforme pesquisas apontadas ao longo deste artigo.

E como todas as áreas da tecnologia, essa também evolui constantemente. Para ficar por dentro de quais são os avanços e efetuar a contratação de bons serviços SaaS, reunimos 11 tendências que surgiram no mercado, com algumas as conclusões e explicações sobre elas.

As integrações de softwares ERP possíveis utilizando o Dragon

As APIs elaboradas para o Dragon permitem que sejam integrados vários tipos de aplicações ao sistema, incluindo os softwares ERP. Elas são referentes a alertas, estoques, clientes, suprimentos, impressoras, chamados e financeiro.

Ao utilizá-las, a lista de vantagens e benefícios é longa, incluindo redução de erros e custos, aumento da produtividade, segurança das informações, melhoria no monitoramento da infraestrutura e, claro, dados bem mais precisos.

Portanto, além da sua empresa poder contar com a nossa solução de gestão e monitoramento, pode aproveitar diversos parceiros especializados que já estão integrados ao sistema, e entre eles estão:

Acessando a Central de Ajuda do sistema você encontra um artigo com todos os elementos para realizar a integração, como as documentações que direcionam a cada uma delas. 

Caso você utilize na sua organização um produto o qual ainda não está integrado com a gente, o artigo sugerido anteriormente pode ser compartilhado com o setor técnico responsável pelo software, permitindo a avaliação e implementação.

Se houver ainda qualquer dúvida sobre o procedimento, o nosso time de produto está a postos para responder, por meio do email produtos@printwayy.com. Para encontrar outros esclarecimentos, acesse a página de Integrações, em nosso site.

Página de Integrações, do Site da PrintWayy.

Imagem ilustrativa da Página de Integrações, do website da PrintWayy.

O crescente uso de ERPs por pequenas e médias empresas

Utilizar sistemas para auxiliar na rotina não é uma exclusividade de grandes empresas. Até mesmo as PMEs (pequenas e médias empresas) estão visando a importância e focando neles. 

Isso é reforçado pela pesquisa realizada pela plataforma Capterra em 2019, que ouviu 380 trabalhadores de empresas brasileiras de 23 setores com entre 1 e 250 funcionários.

Conforme analisado, o nível de adoção de software ERP é maior entre as PMEs de maior porte (com entre 101 a 250). Entre os entrevistados, 73%  afirmam utilizar sistemas de gestão empresariais. Entre os MEIs ou que trabalham em empresas de até 5 funcionários, apenas 29% afirmam adotar um software do tipo. 

  • 44% disseram que utilizam um sistema de gestão empresarial para o controle financeiro do negócio, 33% afirmam que ainda usam planilhas, 15%, softwares da própria empresa e apenas 7%, papel e caneta.
  • PMEs de maior porte alcançam 73% de adoção, enquanto MEIs (microempreendedores individuais) e microempresas não chegam a 30%.
  • 45% das empresas planejam adotar um novo sistema. Entre elas, 69% afirma querer gastar entre R$ 30,00 e R$ 70,00 por usuário por mês.
  • PMEs da área de internet e informática são as que mais adotam ERP, seguidas por empresas de seguros.
Gráfico demonstrando o uso de softwares ERP de acordo com o tamanho da empresa, da pesquisa produzida pelo Capterra.

Fonte: Pesquisa produzida por Capterra.

A pesquisa aponta que a adoção de um sistema nas empresas está relacionada com o seu número de colaboradores – quanto maior ela for, aumentam as chances de investir no uso de um ERP.

Veja 11 tendências de ERP para 2022-2023

A FinancesOnline, plataforma que realiza análises de software SaaS/B2B e produtos financeiros, disponibilizou um estudo de tendências de software ERP para este ano (2022) e o próximo, preparado por sua equipe de especialistas, a fim de demonstrar quais são as demandas para esse mercado.

Assim, pontuaram 11 tendências, e revelaram as principais conclusões sobre cada uma. Todas elas estão elencadas aqui embaixo, para você conhecer o que está por vir dentro da área:

1. Migração completa para a nuvem

As mudanças trazidas para as empresas com a pandemia foram várias, e o trabalho remoto está entre elas. Por essa razão, todas começaram a ter um olhar mais atento para os sistemas em nuvem, já que podem ser acessados de qualquer lugar.

Algumas delas ainda utilizam sistemas legados, que são mais antigos e considerados obsoletos, por receio de perda de dados, e ataques cibernéticos, já que eles significam grandes perdas. Em vista disso, devem ficar atentas às medidas de segurança utilizadas pelo sistema contratado.

2. Plataformas ERP se tornando móveis

Os dispositivos móveis, como smartphones, auxiliam a aumentar a produtividade do time, além de facilitarem muito o acesso à informação. Logo, quando o software ERP também está presente nesse formato, de maneira integrada, o torna uma solução muito mais útil.

3. Integração IoT

A internet das coisas, ou internet of things (IoT) tem o papel de auxiliar na coleta de dados, para aproveitar ao máximo as possibilidades que já são dadas pelo ERP. Você pode ver como a IoT está inserida no outsourcing de impressão, por meio do artigo sugerido logo abaixo:

Imagem de uma capa de revista onde tem uma menino surfando em cima de um teclado de computador. Ilustra a inovação, a IoT.

4. ERP específicos do setor

A procura por softwares ERP faz crescer a produção de sistemas os quais sejam destinados a um setor exclusivo, atendendo a requisitos próprios e exigidos por ele, ao invés de utilizar aos que atendem a vários tipos de negócios.

É possível encontrar softwares que são específicos para o uso em outsourcings de impressão, e eles estão elencados para que você conheça melhor no início da publicação, que revela as integrações possíveis no Dragon.

5. Mais processos orientados a dados

Dados movem as organizações, já que são conhecimentos valiosos e auxiliam na tomada de decisão, para que elas sejam mais acertadas. E, o acesso a essas informações permite que o ERP realize análises mais acertadas, sendo essa uma exigência para a contratação.

Aprenda mais sobre big data analytics, como ela faz os empreendimentos aproveitarem melhor seus dados, além de exemplos de aplicações, na publicação indicada a seguir:

A imagem ilustra uma menina, pulando em uma cama elástica, cercada por números.

6. ERP orientado para o cliente

Percebe-se uma crescente demanda por sistemas em setores como varejo, saúde, e públicos, e por isso há uma constante evolução para acompanhar os processos relacionados ao cliente. 

Os softwares ERPs estão cada vez mais integrados com soluções de Customer Relationship Management (CRM), isso quando não oferecem esse recurso nativamente, e também buscando compreender o comportamento dos consumidores com base em gestão de estoque e pedidos.

7. ERP no mundo pós-pandemia

Os efeitos da pandemia na cadeia de suprimentos ainda afetam algumas empresas em todo o mundo. Por isso, os sistemas estão sendo utilizados para diminuir o problema, desde a fabricação digital até a automação nas operações internas, de acordo com o artigo.

8. ERP totalmente integrado

A integração de sistemas permite com que você gerencie todas as áreas da corporação em apenas um lugar, aumentando o desempenho e a consistência das ações. 

Quando as informações não estão interligadas, a análise dos resultados e os processos se tornam mais complicados, levando mais trabalho para os times, atitude que pode comprometer o andamento de várias atividades.

A tendência vem ao encontro de um artigo já publicado no #BlogDaPrintWayy, o qual relata todas as motivações e benefícios adquiridos com a integração de sistemas. Sugiro que vá até ele ao finalizar essa leitura!

Ilustração de um jogo de tetris. Representa a integração de um software de gestão de outsourcing a um ERP.

9. ERP de duas camadas como resposta à indústria 4.0

A indústria 4.0 engloba a utilização de tecnologias mais avançadas, como a inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), computação em nuvem e robótica. E a adaptação do ERP a ela vem por meio de duas camadas, o qual é exemplificado pela publicação como:

“O ERP de duas camadas permite que as empresas usem seus recursos ERP atuais no nível corporativo (camada um) enquanto operam subsidiárias e unidades em uma solução de ERP separada (camada dois), que geralmente está na nuvem. Enquanto as empresas maiores podem continuar a utilizar seu principal sistema ERP para finanças e outras atividades fundamentais, segmentos de negócios menores podem optar por soluções personalizadas.”

10. Adoção de inteligência artificial (IA) e machine learning

Essas duas tecnologias ocupam um papel bem significativo nos avanços das empresas mundialmente. Elas aprimoram o potencial e o poder de extrair e utilizar informações com mais qualidade, além do aumento da produtividade. 

Dentro do ERP, são responsáveis por pontos importantíssimos, como a geração de relatórios que vem a ajudar em diversos departamentos, como financeiro, produção e projetos.

FinancesOnline revelou que, por meio de uma pesquisa feita pela TechTarget, em 2021, mais de 40% das empresas digitalmente prontas atualmente incluem IA em suas estratégias.

11. Maior ênfase na segurança do ERP

Todas as tendências elencadas por aqui não seriam possíveis de serem executadas de maneira eficaz sem que houvesse um item importantíssimo: a segurança.

O desafio é grande para as empresas, já que em alguns ambientes corporativos é possível realizar o trabalho remoto, não estando mais na rede e ambiente controlado por ela.

O receio com os ataques que se tornam cada vez mais frequentes é grande, e os sistemas precisam estar preparados para reforçar a proteção. 

Outros aspectos relevantes do estudo:

03 tendências chave que você deve conhecer

Neste tópico, estão separadas entre as razões para implementação, a taxa de adoção de tecnologia inteligente e como os usuários geram relatórios. Confira quais são todas elas:

03 tendências chave de softwares ERP que você deve conhecer, presentes no artigo produzido pela FinancesOnline.

Fonte: Artigo “11 Top ERP Software Trends for 2022/2023: New Predictions & What Lies Beyond?”, produzido pela FinancesOnline

1. Principais razões para implementar um ERP:
  • Melhora em 17% o desempenho do negócio;
  • Em 14% tornou as tarefas mais fáceis para os funcionários;
  • 14% disseram que ajuda a garantir o compliance;
  • Em 13%, ele manteve os sistemas integrados;
  • 9% disseram que atua na substituição de sistemas legados, ou seja, plataformas antigas.
2. Taxa de adoção de tecnologia inteligente para ERP:
  • 53% estão planejando para integrar;
  • 33% encontram-se no processo de adoção;
  • 10% não tem planos para adotar;
  • 4% já faz parte do seu ERP principal.
3. Como os usuários de sistemas ERP geram relatórios:
  • 60% produzem através dos próprios sistemas ERP;
  • 49% o fazem por meio de planilhas usando dados do ERP;
  • Em 29%, as informações do sistema ERP são transmitidos para o data warehouse (armazém de dados);
  • 23% o fazem por aplicativo de terceiros integrado que se conecta ao ERP;
  • 20% utiliza aplicativo independente de terceiros com dados extraídos de sistemas ERP.
💬 Deixe um comentário na publicação, nos contando se você faz uso de alguma dessas soluções na sua empresa, e os benefícios que ela traz na sua rotina! 👇