Trabalhar de qualquer lugar é possível no remote first (e na PrintWayy)!

por | fev 5, 2024 | PrintWayy

Uma pessoa em frente ao computador, em uma reunião, trabalhando de sua casa, remetendo a cultura remote first.

Clique no play e aproveite a versão em áudio deste conteúdo agora mesmo! Você também pode ouvir pelo Spotify, é só acessar pelo título do post aqui embaixo:

Desde março de 2020, com a necessidade do isolamento social em razão da pandemia de Covid-19, todos fomos para as nossas casas e, aqui na PrintWayy, permanecemos trabalhando remotamente desde então.

Assim, além de sermos uma empresa people first, também nos tornamos remote first. O remoto virou parte da nossa cultura, e nos orgulhamos em dizer que ele veio para ficar. 

Alinhamos todas as características que fazem parte desse conceito, junto ao nosso DNA, e o Comprometimento, Somos Um Time, Vá em Frente, Organização e a Confiança é Tudo permanecem firmes e fortes, mesmo que estejamos distantes fisicamente.

Você pode nos perguntar “por que manter o remoto?” e, certamente iremos lhe devolver a pergunta com “por que não?” – é compreensível que algumas empresas não consigam se adaptar a essa modalidade de trabalho, em razão da natureza do negócio.

Segundo o site Agência IBGE Notícias, em 2022, uma pesquisa realizada pelo instituto IBGE identificou que cerca de 7,4 milhões de pessoas estavam em teletrabalho, considerado um subgrupo do trabalho remoto.

Na PrintWayy, trabalhamos com o desenvolvimento de software, um serviço viável de ser realizado mesmo que distantes. Nosso suporte continua eficiente (temos uma média de apenas 3,5 minutos de espera por atendimento!) e as demais áreas, seguem nesse mesmo sucesso.

O Hernani, um dos fundadores da empresa, comentou sobre como se deu a virada de chave definitiva para essa cultura, em uma publicação que escreveu para o blog no ano passado (2023):

“Com o time remoto desde março de 2020, chegava o momento de decidir pela volta, ou não, ao escritório. Após pesquisa com o time, 36 playyers na época, todos estavam muito bem adaptados ao formato remoto e decidimos demitir o escritório. Desde então, a PrintWayy funciona 100% remota.”

O que nos torna uma empresa remote first

A partir do momento em que passamos a estruturar as nossas operações considerando o trabalho remoto como prioridade, permitindo que os colaboradores trabalhem de qualquer lugar, ao invés de estarem atrelados ao ambiente físico da empresa, nos tornamos remote first.

Também é necessário observar algumas características comuns entre os negócios que seguem esse conceito, como:

  • Ter uma cultura de confiança e autonomia, onde os líderes confiam nos colaboradores sem a necessidade de supervisão constante;
  • Promover a comunicação assíncrona, onde o bate-papo não ocorre em tempo real, e são utilizadas ferramentas como plataformas de mensagem instantânea, emails e documentos compartilhados para que as equipes se comuniquem de forma eficiente;
  • Possibilitar a flexibilidade de horários, sendo permitido que os colaboradores trabalhem em horários que estejam alinhados às suas próprias preferências;
  • Contar ainda com atributos como políticas de inclusão e bem-estar, treinamentos que possam ser acessados remotamente e transparência.

Todos esses aspectos vêm ao encontro do que fazemos aqui. A confiança está intrínseca em nosso DNA, os líderes acreditam no trabalho dos seus liderados e adotamos definitivamente o trabalho flexível, que é o match perfeito junto a comunicação assíncrona.

Isso faz com que a pressão seja menor, as atividades fluam com mais naturalidade, e tudo é entregue quando precisa ser. Embora soe simples, é uma questão de construção de cultura, cultivada diariamente.

A visão do DreamTeam sobre o remoto

O remoto se mostrou benéfico para todos os playyers, e possibilitou que a Aline, tester no time de Desenvolvimento, se mudasse para Portugal e continuasse fazendo parte do nosso time, mesmo que a um oceano de distância. 

Nos permitiu também termos em nosso time outras pessoas talentosas de diversos locais do país. Com o remoto, pudemos nos conectar de norte a sul. 

Como exemplo, podemos citar o Lucas, playyer do Suporte que reside na Paraíba, enquanto a Janaína, Coordenadora do time de Marketing está no Rio Grande do Sul. E a nossa sede permanece na Serra Catarinense.

Alguns playyers comentaram a diferença que tiveram em suas vidas, e você pode conferir nos depoimentos que trouxemos logo abaixo:

“A metodologia Remote First me permitiu realizar o sonho de migrar para outro país e ainda assim permanecer sendo parte do DreamTeam. Mesmo com um oceano de distância, na PrintWayy que me sinto em casa.” Aline de Mattos – Tester

“Eu sou desenvolvedor na PrintWayy a 02 anos, e o que eu mais gosto na empresa é a liberdade que a gente tem, somos uma empresa 100% remota.” Clóvis Rogério Vieira Goulart Junior – Desenvolvedor

“Uma das coisas que eu gosto muito da PrintWayy é que a gente pode trabalhar remotamente de onde estamos, nem todas as empresas permitem isso, e é um diferencial muito bacana – poder trabalhar de onde quiser.” George Hamilton Hamann – Tech Lead

“É muito perceptível a valorização de todos os colaboradores, onde a gestão sempre está buscando a evolução de cada profissional, seja individualmente ou em equipe, dessa forma mantendo uma proximidade muito grande entre os colaboradores, mesmo neste cenário de HomeOffice.” Renato Jantsch Baumann – Analista de Suporte

A importância dos rituais nos times

Estar conectado não se refere apenas a responder às mensagens instantâneas e a entrega de demandas. Claro, essas são tarefas importantes para que a empresa preste seu serviço da melhor maneira, no entanto, a conexão entre times vai muito além disso.

Manter a união e o engajamento com a distância é desafiador para muitos, e a criatividade é necessária quando falamos da realização de ações que impactam na integração de todas as pessoas da equipe.

Aí entram algumas práticas promovidas pelos playyers, a fim de gerar a aproximação e o senso de pertencimento dentro do time. 

Em dezembro de 2023, houveram duas ações que podemos trazer de destaque, que ilustram exatamente o que estamos comentando por aqui. O Lucas compartilhou na plataforma de engajamento que utilizamos, a Feedz, uma comemoração sobre uma ação realizada no time de Suporte, o “Lanche Secreto”.

Nela, cada um deles escolheu um lanche pensando no amigo que foi sorteado, o que demonstrou o conhecimento que cada um tinha sobre o companheiro de time, simbolizando união, dedicação e amizade. 

Celebração realizada pelo playyer Lucas, na plataforma Feedz, comentando sobre a ação "Lanche Secreto", realizada de maneira remota no time de Suporte.

Celebração realizada pelo playyer Lucas, na plataforma Feedz.

O time de Marketing também realizou um amigo secreto temático, com presentes relacionados ao assunto “home office”, que permitiu que cada uma escolhesse um item que mais representasse a colega e fosse ser útil na sua vida remota. Quando todas receberam os itens em casa, realizaram um encontro online para abrir e compartilhar!

Celebração realizada pela playyer Antônia, na plataforma Feedz, comentando sobre a ação de amigo secreto, realizada de maneira remota no time de Marketing.

Celebração realizada pela playyer Antônia, na plataforma Feedz.

Essas ações, além de marcar momentos na memória dos que participam, expressam em atitudes a cultura, construída sobre a confiança, comunicação transparente e a valorização da singularidade de cada playyer.

O que você pensa sobre o conceito de remote first? Ele funcionaria na equipe que você trabalha? Deixe seu comentário por aqui, contando para nós a sua experiência!