Mas e agora, o que precisamos fazer para crescer mais neste ano?

por | fev 6, 2023 | PrintWayy

No centro da imagem há o título da publicação “Mas e agora, o que precisamos fazer para crescer mais neste ano?” e ao fundo está o título desfocado repetido várias vezes.

Seguindo a tradição, mais uma vez estou aqui no blog abrindo o calendário de publicações! 

Ano passado você pôde conhecer um pouco mais sobre a minha trajetória profissional, e também como surgiu a PrintWayy, desde a ideia inicial até o nosso planejamento estratégico para o ano de 2022.

Dessa vez também decidi falar sobre a PrintWayy de uma perspectiva diferente, trazendo ano a ano algumas decisões que foram base para o nosso crescimento.

Empreender não é fácil. Mas a gente se diverte!

Desde o primeiro dia da empresa eu sabia que essa tarefa não seria fácil. A PrintWayy estava prestes a ser formalizada, em junho de 2014, e minha filha, Júlia, estava prestes a nascer, apenas 02 meses depois.

“Tocar” uma empresa e ser pai pela primeira vez, será que eu dou conta? 

Não era mais um momento de pensar sobre isso, pois minhas escolhas, de empreender e paternidade, já haviam sido feitas. Só me restava correr contra o tempo para me capacitar o mais rápido possível.

Além destes desafios, em agosto de 2014 a PrintWayy embarcou no Startup SC, um programa de aceleração de startups do Sebrae Santa Catarina, quiçá o melhor programa deste tipo do Brasil. Ou seja, estávamos em ótimo momento para capacitação profissional. Já o preparo para a paternidade… esquece, essa é na prática!

No início, o time da PrintWayy era uma reunião de velhos amigos. E isso é algo que acontece sempre – é difícil conhecer uma startup que não iniciou ou expandiu o time com base em amigos próximos.

Acredito que isso aconteça porque a atividade de empreender, principalmente pela primeira vez, é algo solitário e desconhecido. Buscar o apoio de pessoas próximas traz a sensação de segurança, de confiança, e vestir a camisa, algo crucial no início do negócio. 

Como contei em 2022, no início do projeto eu chamei meu amigo Max Mendes Rosa para assumir o desenvolvimento Web, entre outras diversas coisas, e co-fundar a PrintWayy. 

Em junho de 2014, com a empresa formalizada, trouxemos o Luis Fernando Schafaschek, amigo de infância do Max, nosso braço direito desde sempre, que acreditou e apostou nessa empresa tanto quanto a gente.

2014 a 2016: construção da locomotiva!

Os primeiros 02 anos da empresa foram muito desafiadores. Éramos apenas nós 03 no time: Max, Luis e eu. Tínhamos que programar o software, testar, documentar, dar suporte, treinar, faturar, cobrar, vender, entre outras mil atividades. Cenário comum em startups bootstrapping (sem investimentos externos), como a PrintWayy.

Foi um período de muito aprendizado e grandes resultados. Atingimos uma base de 80 clientes ativos, totalmente satisfeitos com o produto e o nosso suporte. 

Aí você deve estar pensando: caramba! Com certeza eles planejavam tudo, nos mínimos detalhes, para conseguir esse resultado. E a resposta é: não! Nós literalmente baixamos a cabeça e fizemos o que precisava ser feito, com os recursos que tínhamos, sem desculpas ou distrações, focando sempre na qualidade do software e na experiência dos nossos clientes. Pouquíssimo planejamento.

Sempre quisemos crescer e sabíamos que expandir o time era essencial. Precisávamos de pessoas dedicadas em suas funções e, principalmente, manter e melhorar a experiência dos clientes da nossa base. 

Fidelizá-los era fundamental. Foi quando contratamos o Gabriel De Lourensi e o Luis Alberto Colombo Monteiro (Betinho), os caras de atendimento mais f*d@s que eu conheci até hoje. 

Gabriel, amigo nosso de outra experiência profissional. Betinho meu amigo pessoal de décadas.

Com isto, surge um 2017 com uma nova perspectiva, novos planos e velhos amigos! E a pergunta que nos acompanharia para todo o sempre: 

Mas e agora, o que precisamos fazer para crescer mais no próximo ano?

 

2017: PrintWayy em busca de ser referência

Quando começamos a PrintWayy, tivemos o cuidado para garantir o básico, quando se fala em presença digital. Desenvolvemos o nosso site e fazíamos alguns anúncios para o Google. Isso era o máximo que conseguimos fazer até o momento.

Tínhamos um objetivo de nos tornarmos uma referência em software para outsourcing de impressão, mas estávamos “escondidos”, focados na operação do negócio. Sempre soubemos da importância de fazer marketing, mais precisamente trabalhar com marketing de conteúdo, agregando valor para a nossa audiência, porém não faríamos isso de qualquer jeito.

Foi quando contratamos uma profissional de marketing, a Janaína Colpani, e um Designer Gráfico, o João Caetano Groff Gomes, ambos com uma capacidade de entrega fora da curva, uma verdadeira agência de marketing em 02 pessoas. O resultado: lançamos nosso novo site e também começamos esse cara aqui, o nosso blog, onde você pode acompanhar conteúdos como este!  Eram nossos primeiros passos em busca da referência.

Mas e agora, o que precisamos fazer para crescer mais no próximo ano?

 

2018: Melhorando a experiência dos nossos clientes

Entramos em 2018 animados. Nossas iniciativas no marketing começaram a ser reconhecidas e fomos colhendo os primeiros frutos, atraindo empresas para o nosso processo comercial e também auxiliando clientes da nossa base, com materiais ricos e artigos esclarecedores, sobre vários aspectos do mercado de impressão.

Com uma base de quase 200 clientes ativos e tendo sempre a experiência dos usuários como prioridade, desenvolvemos e lançamos um novo layout para o sistema, o qual ficou mais intuitivo e fácil de utilizar.

Também aprimoramos o nosso processo comercial, que passou a contemplar as melhores práticas de times de vendas remotas, como o nosso, surgindo a divisão de pré-vendas e coletando os principais indicadores da área para acompanhamento e gestão. Todas essas iniciativas nos deixaram mais preparados para o crescimento.

Mas e agora, o que precisamos fazer para crescer mais no próximo ano?

 

2019: Fazer mais com menos

Em um momento de 2018, fomos prospectados para uma possível aceleração da empresa, em um projeto de nível internacional. Quando fizemos uma conversa com o time deste projeto, fomos questionados sobre inúmeras métricas de negócio e, pasme, não tínhamos quase nada em mãos. Não fomos selecionados.

Isso nos tirou da zona de conforto e fez com que começássemos a coletar e acompanhar estes dados. Saímos do zero para quase 500 indicadores de negócio, de todas as áreas. Lembra que eu falei sobre trabalharmos com pouquíssimo planejamento?  Então, todo final de ano era definida uma meta de faturamento para o próximo ano, porém sem muitos critérios claros.

No final de 2018 foi a primeira vez que nos esforçamos para entender melhor a nossa máquina de crescimento e extraímos indicadores que nos permitiram fazer uma projeção mais realista e assertiva.

Estávamos em um time de quase 20 pessoas e, por estar entrando neste momento data driven (guiados por dados), desafiamos o time a fazer mais com menos. Decidimos que em 2019 não faríamos novas contratações, entretanto, tentamos dobrar o nosso resultado em relação a 2018. 

E, não é que chegamos perto? Foi incrível! 

Mas e agora, o que precisamos fazer para crescer mais no próximo ano?

 

2020: Cuidar das pessoas

Ao final de 2019, com a intenção de dobrar o time no próximo ano, contratamos uma consultoria em gestão de pessoas, através da Carol Isoppo

A PrintWayy sempre foi vista como uma empresa fantástica, um ótimo ambiente para se trabalhar e vários outros adjetivos, mas não tínhamos clareza desse nosso modus operandi, o que nos tornava tão especiais, para que pudéssemos divulgar nossa empresa e as oportunidades de forma clara.

Um time de 20 pessoas já não era um grupo formado por apenas velhos amigos. Contávamos com pessoas incríveis, mas que traziam diferentes necessidades e experiências. A essa altura, nem imaginávamos o que a pandemia iria nos proporcionar. Sem saber, estávamos nos preparando para tal. 

Este projeto descobriu a nossa essência, que foi registrada em nosso manifesto de cultura, nosso DNA. Além desse importante artefato, desenvolvemos várias ferramentas para apoiar a gestão do time como: tabela salarial, descrição das personas de cada senioridade, ferramentas para alinhamento de expectativas, avaliação de desempenho, entre outras. 

Com o lockdown, momento em que todo o time passou a trabalhar remotamente, trouxemos palestras especiais para falar sobre confiança, feedback, conversa não violenta, inteligência emocional, gestão de carreira e outros assuntos relevantes. 

Nosso plano de dobrar o time foi postergado, focamos em cuidar de cada playyer e manter o negócio saudável. Deu tudo certo no final.

Incentivados pela consultoria, havíamos conquistado o selo Great Place to Work (GPTW) ao final de 2019 e finalizamos 2020 renovando essa conquista, além de garantir um crescimento de 40%.

Mas e agora, o que precisamos fazer para crescer mais no próximo ano?

 

2021: Planejamento estratégico profissional e remote first

Lembra sobre planejarmos muito pouco? Então, ao longo de todos estes anos, nosso planejamento macro da empresa se resumia em uma meta financeira, a qual já estava bem assertiva por ser projetada com base em dados e histórico, e alguns brainstormings do que faríamos para alcançá-la.  

Decidimos então contratar uma consultoria profissional, através do Igor Drudi. De forma dinâmica e envolvendo boa parte do time, refletimos sobre o nosso propósito, visão e missão, escolhendo os objetivos estratégicos que iriam nortear o ano de 2021.

Além disso, fizemos todo o desdobramento da estratégia, construindo os planos táticos e operacional. Pela primeira vez, iniciamos um ano com total clareza sobre o que faríamos para alcançar nossos objetivos, apoiados por ferramentas e rituais de gestão ágil. 

Essa estrutura também foi fundamental para conseguirmos mudar a rota, quando decidimos iniciar um processo de internacionalização, o qual não havia sido planejado no início do ano.

Com o time remoto desde março de 2020, chegava o momento de decidir pela volta, ou não, ao escritório. Após pesquisa com o time, 36 playyers na época, todos estavam muito bem adaptados ao formato remoto e decidimos demitir o escritório. Desde então, a PrintWayy funciona 100% remota.

Mas e agora, o que precisamos fazer para crescer mais no próximo ano?

 

2022: Novo produto

Já em 2021 começamos o desenvolvimento de um novo produto, acreditando que este seria uma alavanca de crescimento. Lançamos o PrintWayy Sunbird* em Junho de 2022 e estamos conquistando os primeiros clientes.

Desde que optamos por transformar a PrintWayy em uma empresa 100% remota, tivemos a consciência de que não se tratava apenas de trabalhar em casa, ou de qualquer lugar do mundo. Fomos atrás de capacitações para profissionalizar esse formato de trabalho, que tem muitos benefícios, mas também é desafiador.

Uma forma que exige a comunicação escrita e assíncrona como padrão, onde não há espaço para o imediatismo e inúmeras reuniões ao longo do dia, e  possuir processos e documentações bem alinhadas são fundamentais para que todos trabalhem com autonomia e cada vez mais eficiência. Logo, precisa ser construído e melhorado todos os dias, de maneira colaborativa.

Mas e agora, o que precisamos fazer para crescer mais em 2023?

 

Começamos 2023 com nosso planejamento estratégico definido, mas cheios de dúvidas e possibilidades. Encontrar as alavancas do crescimento, os próximos passos, nem sempre é uma tarefa fácil, uma ciência exata. O mais importante é saber que o crescimento não vem ao acaso, ele precisa ser construído de forma consciente.

Para crescer é necessário parar, descansar, refletir e mudar! 

Todas as decisões mais importantes que nós tomamos ao longo da nossa jornada, não surgiram do nada, ou em meio à correria do dia a dia. Na maioria das vezes foi necessário parar, se desconectar da operação e entender o que estava acontecendo. 

Boa parte delas também teve um olhar externo, de alguém que não estava imerso na rotina da empresa, mas conseguiu contribuir com outro ponto de vista ou uma expertise que não temos.

Canso de ver empreendedores que negligenciam essa pausa e não encontram os caminhos que levarão ao crescimento. Eu mesmo já fiz muito disso, confundi cansaço com estresse e vice e versa. 

Para o cansaço, a solução é o descanso. Para o estresse, a solução é a mudança. Se você descansar pode até eliminá-lo momentaneamente, mas é uma questão de tempo para que ele volte ainda mais forte! Por isso, é necessário desenvolver a capacidade de identificar cada situação e entender o que deve ser feito de maneira diferente.

A maneira mais eficaz de se fazer isto é buscando ajuda. Admitindo que não sabe o que fazer. Compartilhando seus desafios com outros empreendedores e até mesmo com amigos e familiares que nada entendem do seu negócio. No final do dia é tudo sobre pessoas e necessidades que precisam ser atendidas, através dos nossos produtos e serviços.

Para finalizar este artigo, deixo algumas perguntas que podem te ajudar nessa reflexão:

  • Qual foi a última vez em que você pensou e repensou o seu negócio, no meio de uma praia, no campo, em um momento de descanso?
  • Você tem clareza do que deseja crescer em sua empresa? Faturamento, reconhecimento, número de colaboradores, margem, produção?
  • O quanto você busca, ativamente, o crescimento da sua empresa? 
  • Como você tem lidado com as situações que te estressam no dia a dia? Você descansa ou promove mudanças?
  • Se precisasse contar a sua história apenas com indicadores, você estaria preparado?

Espero que a publicação contribua, nem que seja um pouquinho, para sua reflexão em relação ao processo de crescimento da sua empresa. 

Que 2023 seja um ano repleto de trabalho e pausas estratégicas, em busca de melhores resultados!

*Atualização: em Setembro de 2023, o produto PrintWayy Sunbird foi descontinuado. 

Accede a este contenido en español.