Dialogando com o cliente sobre ajustes no contrato – não tem erro!

Ilustração de um marca-texto destacando as palavras “não tem erro” do título.

Seu time comercial luta diariamente para conseguir novas contratações. Elas são valiosas ao seu outsourcing! Mas, durante as negociações, pode surgir em meio a conversa a necessidade de realizar ajustes no contrato.

Esses ajustes, os quais são realizados antes de ser feita a celebração (a assinatura em si), podem discorrer sobre os valores, a quantidade de equipamentos, prazos, entre outros pontos.

Vale lembrar, que o fornecedor não é inimigo do cliente, já falamos sobre isso aqui, e é importante reforçar essa ideia. O objetivo dos dois é o mesmo – ter êxito em seus negócios. Portanto, no momento de negociações, é necessário ater-se a flexibilidade e a conversa.

Imagem de uma bomba sendo desarmada, ilustrando o fim da guerra entre fornecedor e cliente.

Acompanhe como enfrentar esse diálogo com o cliente e conseguir fechar a venda do seu serviço, construindo uma relação embasada na confiança e que irá se tornar duradoura. Veja, ainda, algumas dicas bônus de como conseguir a renovação da contratação.

Sem medo da negociação: realize ajustes no contrato da melhor maneira

Após o trabalho árduo em conquistar novos leads, mostrar seu serviço e o quanto ele impactaria no core business, o momento da venda chegou, mas antes disso, o cliente solicitou algumas mudanças nos termos do seu contrato. E agora?

Bom, se você não está preparado para passar por essa situação, separamos algumas orientações que poderão te ajudar a ampliar essa conversa e não passar por apuros.

✴️ Ajustes de valores

Um dos maiores impasses na hora de ajustes no contrato é certamente nos valores que estão sendo cobrados pelo serviço. O cliente pode vir a solicitar a diminuição do CPP, e assim querer combinar um valor menor a ser cobrado.

O Blog da PrintWayy disponibilizou uma planilha a qual servirá a você como uma grande ajuda na hora de precificar seus contratos. Ao terminar este conteúdo, acesse nosso artigo e, faça o download do material:

Ilustrando uma planilha de precificação de contratos, um ícone padrão de documento é exibido junto com um tag de preço.

Muitas vezes, o vendedor acaba esbarrando no preço e não conseguindo realizar uma venda. É importante entender qual é o valor limite que pode ser negociado e não ir além do estabelecido.

Demonstrar ao cliente o quando ele estará ganhando com a sua contratação, que vai muito além de um mero serviço, e sim uma experiência que trará muitos benefícios a ele elevará sua empresa ao ponto de não se importar tanto com o preço.

É necessário que o vendedor esteja preparado para fazer concessões, no entanto, precisa também balancear suas atitudes entre firmeza e flexibilidade. 

Se ninguém ceder, nada será concretizado, mas ao realizar muitas concessões, o cliente sempre irá buscar por esse mesmo caminho. E, isso poderá acarretar contínuas perdas nos valores das vendas.

No Dossiê do Outsourcing de Impressão 2020/2021, trouxemos a média dos valores cobrados em todos os estados brasileiros, caso queira conferir, acesse nosso material:

Fundo azul com uma imagem estilizada de uma lâmpada em cima de uma impressora ao lado o título do material: DOSSIÊ DO OUTSOURCING DE IMPRESSÃO.

✴️ Ajustes no objeto da locação

Ao realizar as tratativas, seja por telefone, email, ou chat da empresa, pode ser que ocorram alterações sobre quais máquinas irão compor o parque locado, por exemplo, e essa informação pode ser facilmente alterada no instrumento contratual.

É importante que sejam realizados os ajustes a fim de que haja certeza sobre os equipamentos que compõem o ambiente e, assim, haver a segurança sobre como realizar as cobranças e, ao término do contrato, quais serão devolvidos.

✴️ Ajustes de prazos

Alguns dos prazos nos contratos podem estar relacionados a entregas de equipamentos, pagamento pelo serviço, e ao término da contratação convencionado entre as partes. 

No que relaciona-se essa parte, o que se deve fazer caso haja necessidade de ajustes é manter um bom diálogo, para que todas as datas pactuadas permaneçam as melhores para ambos.

Estar flexível quanto aos desejos do contratante é igualmente importante nesse momento, já que o que for convencionado aqui, deverá ser cumprido a fim de que a confiança entre todos se perpetue.

Bônus: algumas dicas para você garantir a renovação do contrato

Ajustes no contrato realizados e, contratação finalizada com sucesso! Com o passar do tempo, já é hora ainda de pensar sobre a renovação do negócio. Manter clientes é fundamental, e saber estratégias para aumentar as chances de eles permanecerem também! 

Ao realizar o instrumento, é ideal que ele tenha um longo prazo, permitindo assim que ele conheça muito bem o seu serviço, identificando que sua operação de fato supre suas necessidades e, assim, manter uma relação duradoura.

Seu time deve acompanhar de perto a satisfação de cada cliente, não abandonando-o após o fechamento da compra. Observar o quanto seu serviço impacta o progresso dele fará com que ambos evoluam.

Você se lembra do que foi prometido no momento anterior à contratação, certo? Para garantir a renovação do seu contrato, deve estar atento a todo o tempo em entregar tudo o que foi convencionado com o cliente quando foi realizada a proposta comercial.

Gostaria de continuar recebendo artigos como esse semanalmente? Assine a NewsWayy e faça parte da nossa comunidade, para acessar toda segunda-feira uma nova publicação e ficar continuamente informado sobre o seu mercado.

Gif de um envelope amarelo em fundo azul, o envelope se abre com um convite para assinar a newsletter.