Dê boas-vindas às experiências do consumidor phygital

por | jul 4, 2022 | Variedades

Ilustração de uma pessoa saindo de dentro de um smartphone segurando sacola de compras, fazendo referência ao consumo phygital, que une o físico com o digital.

Estamos cercados por novos termos que vão surgindo no universo dos negócios e precisamos acompanhar o que significam, como o ESG, que elencamos no blog a alguns posts atrás. E, para ampliar o seu vocabulário e trazer novas informações, hoje você será apresentado à expressão phygital. Você já a viu por aí?

É de amplo conhecimento o quanto a tecnologia vem avançando todos os dias, são tantas novidades que, o que era novo ontem, hoje já pode estar obsoleto. Isso foi acelerado com a pandemia de COVID-19, vindo da necessidade de mais conexões online, e menos contato físico.

No entanto, é possível mesclar os dois, e foi daí que surgiu o conceito de phygital, uma tendência que acompanha a evolução das plataformas online e o contato entre as pessoas, refletindo uma nova visão sobre a experiência do cliente.

Bom, sem mais delongas, vamos direto ao assunto: permaneça aqui na publicação para visualizar como funciona todo o universo phygital, dando uma voltinha pela evolução de perfis de consumidor e chegando na parada final, para desvendar o comportamento desse cliente.

A experiência phygital já encontrou seu espaço entre nós

É possível visualizar 02 maneiras de se referir a esse conceito, podendo ser fígital, em portugês, ou phygital, na língua inglesa, que é a combinação da palavra physical (físico) e digital. Ela significa a integração de experiências do cliente tanto online quanto offline, onde ambas oferecem qualidade.

Com ela, o cliente pode passar pelos 02 ambientes a fim de ter contato com a empresa, por exemplo no caso onde ele inicia a compra de algum equipamento, como uma impressora, dentro do website, concluindo a solicitação online e indo na loja física apenas para retirar o produto.

Mesmo que muito aplicada dentro do setor de varejo, o phygital não fica ligado só a ele e pode se estender a outros tipos de produtos e serviços, bastando colocar o cliente como foco, compreender seu perfil de compra, necessidades e desejos.

Ser omnichannel (outra expressão que é essencial conhecer!) tem uma grande importância aqui, pois é necessário oferecer informações e comunicação uniformes nos dois formatos (online e offline), para que não se gerem dúvidas ou mal entendidos no meio da solicitação do serviço ou compra.

Tudo o que se procura atualmente é praticidade e, muitas vezes, realizar todo o trâmite da compra na loja física pode causar alguns transtornos, como a longa quantidade de tempo que se leva para chegar ao local, ainda mais em grandes centros.

Possibilitar que ações sejam realizadas online leva a praticidade que o cliente precisa, com a visualização do catálogo de equipamentos disponíveis e quais os valores do serviço, fator que facilita muito e pode ser decisivo na hora da escolha de fornecedores.

Um breve histórico dos perfis de consumidor

Os perfis de consumidor evoluíram e passaram por muitas mudanças ao longo dos anos, foram tantas mudanças que hoje chegamos ao consumidor 5.0. Pois é, são tantos assim! E, o mais recente, possui seus hábitos ainda mais ligados à tecnologia, o que o deixa lado a lado com a experiência phygital.

O consumidor 1.0 procurava um produto para solucionar o seu problema, direto ao ponto assim mesmo, sem enrolação. Já o 2.0 surgiu quando houveram mais opções e aumento da concorrência, tendo a necessidade das empresas demonstrarem seus diferenciais.

O consumidor 3.0 chegou junto com a internet, passando a procurar seus serviços e produtos também por ali, tendo mais autonomia. Os brand lovers chegaram e o consumidor 4.0 também, com a necessidade em estar mais próximo das marcas os quais possuem afinidade.

Por fim, entramos na era do consumidor 5.0, o qual é altamente conectado ao digital, e possui grande domínio dele, buscando por uma ótima experiência de compra, junto a personalização, boa comunicação e valores da empresa.

Desvendando o cliente phygital

É claro que, ao abordarmos a temática digital, precisaríamos dar enfoque para elas: as mídias sociais. É por meio delas que muitas compras acontecem, e sua presença dentro das plataformas, em razão disso, é indispensável. A pesquisa Social Commerce, produzida em 2021 pela empresa AllIn junto a Social Miner e em parceria com a Opinion Box reforçou com dados essa ideia.

De acordo com ela, 74% dos consumidores utilizam as redes sociais para fazer compras, e 38% acreditam que os preços praticados nelas são melhores do que nas lojas físicas. Esses, e outros aspectos, estão dispostos nos destaques da pesquisa reproduzidos aqui embaixo:

Informações destaques da pesquisa Social Commerce, produzida pela empresa AllIn junto a Social Miner.

Fonte: Pesquisa Social Commerce, produzida pela empresa AllIn junto a Social Miner

Ainda, quando questionados sobre a utilização das plataformas para pesquisar produtos, 76% dos pesquisados responderam que sim, fazem uso, e a informação sobre os preços é uma das questões majoritárias quando realizam buscas:

Informações da pesquisa Social Commerce, produzida pela empresa AllIn junto a Social Miner.

Fonte: Pesquisa Social Commerce, produzida pela empresa AllIn junto a Social Miner

Com o digital ocupando um espaço cada dia maior na vida das pessoas, quando falamos de jornada do consumidor B2B, ela muitas vezes ela também se inicia online. No Think With Google foi publicado um artigo relacionado a tendências de consumo onde há 03 insights para prestar um melhor atendimento, e eles estão totalmente ligados com a presença online. 

Confira aqui quais foram eles:

  • Os compradores B2B são pesquisadores online natos: 58% deles iniciam suas pesquisas online por algum produto e, depois disso, incrementam a busca junto a uma marca específica, e normalmente consideram pelo menos duas diferentes.
  • Com o digital, as visitas às lojas ficaram mais curtas: a facilidade das buscas online diminuem o intervalo entre a pesquisa e a compra, e ir várias vezes à loja não faz mais sentido, nem parte da rotina.
Resultado do intervalo entre pesquisa e compra no B2B.

Fonte: Artigo “3 insights para atender melhor seus clientes B2B”, disponível em Think With Google

  • Os clientes que fazem compras offline costumam engajar online: é apontado que as empresas necessitam manter o engajamento no momento pós-compra a fim de fidelizar o cliente. Mas, nada de e-mails genéricos, o contato precisa ser personalizado. 

O mundo todo está em transformação (já demos adeus ao VUCA e, olá ao BANI), e vimos que as tendências aparecem a todos os momentos, por isso, sua empresa precisa estar preparada para se adaptar ao consumidor atual, que como podemos observar, também evoluiu bastante com o passar dos anos.

Você pode continuar aprendendo muito mais aqui no Blog Da PrintWayy, para isso, acesse as publicações sugeridas a seguir:

🟡 Atenção, fornecedor! Entenda os novos hábitos e preferências dos compradores B2B

🔵 A jornada de compra do consumidor de outsourcing de impressão

⚪️ Conhecendo 11 modelos de negócio: B2B, B2C, B2E, B2G, G2B, G2C, B2B2C, C2C, B2I, C2B, D2C

Accede a este contenido en español.