Dialogando com o cliente sobre ajustes no contrato – não tem erro!

por | nov 8, 2021 | Vendas para Outsourcing de Impressão

Ilustração de um marca-texto destacando as palavras “não tem erro” do título.

Clique no play e aproveite a versão em áudio deste conteúdo agora mesmo! Você também pode ouvir pelo Spotify, é só acessar pelo título do post aqui embaixo:

Seu time comercial luta diariamente para conseguir novas contratações. Elas são valiosas ao seu outsourcing! Mas, durante as negociações, pode surgir em meio a conversa a necessidade de realizar ajustes no contrato.

Esses ajustes, os quais são realizados antes de ser feita a celebração (a assinatura em si), podem discorrer sobre os valores, a quantidade de equipamentos, prazos, entre outros pontos.

Vale lembrar, que o fornecedor não é inimigo do cliente, já falamos sobre isso aqui, e é importante reforçar essa ideia. O objetivo dos dois é o mesmo – ter êxito em seus negócios. Portanto, no momento de negociações, é necessário ater-se a flexibilidade e a conversa.

Imagem de uma bomba sendo desarmada, ilustrando o fim da guerra entre fornecedor e cliente.

Acompanhe como enfrentar esse diálogo com o cliente e conseguir fechar a venda do seu serviço, construindo uma relação embasada na confiança e que irá se tornar duradoura. Veja, ainda, algumas dicas bônus de como conseguir a renovação da contratação.

Sem medo da negociação: realize ajustes no contrato da melhor maneira

Após o trabalho árduo em conquistar novos leads, mostrar seu serviço e o quanto ele impactaria no core business, o momento da venda chegou, mas antes disso, o cliente solicitou algumas mudanças nos termos do seu contrato. E agora?

Bom, se você não está preparado para passar por essa situação, separamos algumas orientações que poderão te ajudar a ampliar essa conversa e não passar por apuros.

✴️ Ajustes de valores

Um dos maiores impasses na hora de ajustes no contrato é certamente nos valores que estão sendo cobrados pelo serviço. O cliente pode solicitar a diminuição do CPP, e assim querer combinar um valor menor a ser cobrado.

O Blog da PrintWayy disponibilizou uma planilha a qual servirá a você como uma grande ajuda na hora de precificar seus contratos. Ao terminar este conteúdo, acesse nosso artigo e, faça o download do material:

Ilustrando uma planilha de precificação de contratos, um ícone padrão de documento é exibido junto com um tag de preço.

Muitas vezes, o vendedor acaba esbarrando no preço e não conseguindo realizar uma venda. É importante entender qual é o valor limite que pode ser negociado e não ir além do estabelecido.

Demonstrar ao cliente o quanto ele estará ganhando com a sua contratação, que vai muito além de um mero serviço, e sim uma experiência que trará muitos benefícios a ele, elevará sua empresa ao ponto de não se importar tanto com o preço.

É necessário que o vendedor esteja preparado para fazer concessões, no entanto, precisa também balancear suas atitudes entre firmeza e flexibilidade. 

Se ninguém ceder, nada será concretizado, mas ao realizar muitas concessões, o cliente sempre irá buscar por esse mesmo caminho. E, isso poderá acarretar contínuas perdas nos valores das vendas.

No Dossiê do Outsourcing de Impressão 2020/2021, trouxemos a média dos valores cobrados em todos os estados brasileiros, caso queira conferir, acesse nosso material:

Fundo azul com uma imagem estilizada de uma lâmpada em cima de uma impressora ao lado o título do material: DOSSIÊ DO OUTSOURCING DE IMPRESSÃO.

✴️ Ajustes no objeto da locação

Ao realizar as tratativas, seja por telefone, email, ou chat da empresa, pode ser que ocorram alterações sobre quais máquinas irão compor o parque locado, por exemplo, e essa informação pode ser facilmente alterada no instrumento contratual.

É importante serem realizados os ajustes a fim de que haja certeza sobre os equipamentos que compõem o ambiente e, assim, haver a segurança sobre como realizar as cobranças e, ao término do contrato, quais serão devolvidos.

✴️ Ajustes de prazos

Alguns dos prazos nos contratos podem estar relacionados a entregas de equipamentos, pagamento pelo serviço, e ao término da contratação convencionado entre as partes. 

No que se relaciona essa parte, o que se deve fazer caso haja necessidade de ajustes é manter um bom diálogo, para que todas as datas pactuadas permaneçam as melhores para ambos.

Estar flexível quanto aos desejos do contratante é igualmente importante nesse momento, já que o que for convencionado aqui, deverá ser cumprido a fim de que a confiança entre todos se perpetue.

Bônus: algumas dicas para você garantir a renovação do contrato

Ajustes no contrato realizados e, contratação finalizada com sucesso! Com o passar do tempo, já é hora ainda de pensar sobre a renovação do negócio. Manter clientes é fundamental, e saber estratégias para aumentar as chances de eles permanecerem também! 

Ao realizar o instrumento, é ideal que ele tenha um longo prazo, permitindo assim que ele conheça muito bem o seu serviço, identificando que sua operação de fato supre suas necessidades e, assim, manter uma relação duradoura.

Seu time deve acompanhar de perto a satisfação de cada cliente, não o abandonando após o fechamento da compra. Observar o quanto seu serviço impacta o progresso dele fará com que ambos evoluam.

Você se lembra do que foi prometido no momento anterior à contratação, certo? Para garantir a renovação do seu contrato, deve estar atento a todo o tempo em entregar tudo o que foi convencionado com o cliente quando foi realizada a proposta comercial.

Gostaria de continuar recebendo artigos como esse semanalmente? Assine a NewsWayy e faça parte da nossa comunidade, para acessar toda segunda-feira uma nova publicação e ficar continuamente informado sobre o seu mercado.

Gif de um envelope amarelo em fundo azul, o envelope se abre com um convite para assinar a newsletter.