Gerenciamento de riscos e análise de dados são destaques de investimentos em TI em 2023

por | jun 26, 2023 | Variedades

Ilustração de três pessoas em frente a notebooks.

A tecnologia da informação (TI) tem desempenhado um papel cada vez mais importante nas organizações, impulsionando a transformação digital e fornecendo vantagens competitivas significativas. 

À medida que a aproximação das empresas com o setor tecnológico continua a crescer, os investimentos em TI se tornam uma estratégia crucial para o sucesso empresarial.

O estudo global State of the CIO 2023, que entrevistou 837 líderes de TI e 201 participantes da linha de negócios (LOB), revelou que os CIOs estão priorizando o gerenciamento de custos e a otimização do desempenho, e destacou o impacto do clima econômico, bem como as iniciativas para aumentar os esforços de segurança cibernética e a eficiência operacional.

A pesquisa, que gerou diversos insights, elencou as 13 iniciativas de tecnologia que impulsionam investimentos em TI em 2023, sendo elas:

1. Segurança ou gerenciamento de riscos: 38%

2. Análise de dados ou negócios: 34%

3. Modernização de aplicativos ou sistemas legados: 28%

4. Aprendizado de máquina (machine learning) ou inteligência artificial: 26%

5. Tecnologias de experiência do cliente: 24%

6. Infraestrutura em nuvem (privada ou híbrida): 23%

7. Migração para a nuvem (mover aplicativos/dados para a nuvem pública): 21%

8. Convergência IT/OT (tecnologia operacional): 20%

9. Gerenciamento de processos de negócios ou automação de processos robóticos (RPA): 19%

10. Gerenciamento de nuvem: 19%

11. Ferramentas e plataformas de colaboração: 18%

12. Consolidação ou virtualização de infraestrutura: 17%

13. Modernização de rede (SD-WAN, wireless, 5G, etc.): 17%

Gráfico com as 13 iniciativas de tecnologia que impulsionam investimentos em TI em 2023, do estudo State of CIO, 2023.

Fonte: State of CIO 2023

 

  • Podemos ver logo de início a forte demanda por segurança ou gerenciamento de riscos, com 38% de investimentos direcionados, indicando que as empresas estão preocupadas com a proteção de seus dados e informações sensíveis, tornando essas áreas prioritárias.

  • A análise de dados ou negócios aparece logo em seguida, indicando que os CIOs estão buscando obter insights a partir das referências que possuem. Isso requer soluções de análise avançadas e profissionais qualificados para interpretar os resultados.

     

  • A modernização de aplicativos ou sistemas legados é uma necessidade contínua, representando 28% dos investimentos, sugerindo que muitas empresas estão buscando atualizar suas infraestruturas tecnológicas para se manterem competitivas e atenderem às demandas do mercado.

     

  • O aprendizado de máquina (machine learning) e a inteligência artificial (IA) também são áreas de foco, com 26% dos investimentos, destacando o potencial dessas tecnologias para melhorar processos, tomar decisões mais informadas e impulsionar a eficiência operacional.

     

  • Tecnologias de experiência do cliente contam com 24% dos investimentos, constatando a priorização da satisfação do cliente e a procura por melhorar a interação e o envolvimento por meio de soluções tecnológicas.

     

  • A infraestrutura em nuvem (privada ou híbrida) e a migração para a nuvem constaram na pesquisa com 23% e 21% dos investimentos, respectivamente. E, percebe-se a crescente adoção da computação em nuvem como uma forma de aumentar a flexibilidade, escalabilidade e eficiência operacional.

     

  • Além disso, a convergência IT/OT, o gerenciamento de processos de negócios e a automação de processos robóticos (RPA) também têm um papel importante, com investimentos de 20% e 19%. Tais fatores refletem a necessidade de integrar tecnologia operacional com tecnologia da informação, otimizar processos de negócios e automatizar tarefas repetitivas.

     

  • O gerenciamento de nuvem, as ferramentas e plataformas de colaboração, a consolidação ou virtualização de infraestrutura e a modernização de rede são áreas com investimentos variando de 17% a 19%. Aqui, vimos a importância de uma gestão eficiente da nuvem, a necessidade de promover a colaboração entre equipes, além da virtualização de infraestrutura e atualização das redes para acompanhar as demandas de conectividade.

Veja algumas sugestões de como você pode adaptá-las e, colocar em prática na sua organização:

Protegendo os dados dos clientes com o uso de soluções seguras: 

A implementação de soluções seguras e que cumpram as leis de proteção de dados ajuda a proteger informações sensíveis e minimizar o risco de vazamentos de informações. É importante que se estabeleça políticas de segurança robustas e realize treinamentos para conscientizar os funcionários sobre boas práticas.

Obtendo insights valiosos para melhorar os processos de impressão realizando análise de dados:

Ao observar os dados emitidos pelas impressoras por meio de um sistema, é possível identificar os períodos de maior demanda dos clientes, otimizar o estoque de suprimentos e programar a manutenção preventiva para evitar interrupções no serviço.

Ainda, relatórios são documentos valiosos para obter insights sobre as preferências dos clientes e reconhecer oportunidades de melhoria nos processos de impressão. Com eles você também tem em mãos dados financeiros e operacionais para identificar áreas de desperdício e otimizar os custos.

Agilizando as demandas com a modernização de aplicativos ou sistemas legados:

A automatização permite o processamento de demandas de forma mais ágil, reduzindo erros e tempo de espera para os clientes. Avalie a infraestrutura de TI existente e identifique os sistemas legados que podem ser atualizados para melhorar a eficiência e a produtividade. 

Otimizando a qualidade de impressão e manutenção preventiva com o aprendizado de máquina (machine learning) ou inteligência artificial:

Um dos propósitos de empregar a Inteligência Artificial está na união de informações produzidas por suas técnicas, com o intuito de identificar padrões e, consequentemente, embasar decisões a partir dos dados obtidos.

A aplicação de softwares que simulam, de certa forma, a capacidade analítica humana permite a extração de análises das informações geradas, visando uma gestão empresarial mais eficiente.

Como resultado do uso dessas técnicas de Inteligência Artificial tem-se o impacto na diminuição do Custo Total de Propriedade (TCO), por exemplo.

Personalizando a interação e a entrega de serviços de impressão por meio de tecnologias:

Oferecer uma boa entrega é ter a certeza de fidelização, o que pode ser realizado por meio da personalização do atendimento e atenção às demandas dos clientes, como a necessidade de reposição de suprimentos e um suporte técnico especializado.

Outra medida interessante é a implementação de plataformas de feedback dos clientes, para medir a satisfação do serviço e identificar áreas de melhoria.

Buscando flexibilidade e escalabilidade para atender às demandas do mercado fazendo uso de infraestrutura em nuvem (privada ou híbrida):

Ao utilizar uma infraestrutura de impressão baseada em nuvem, a empresa pode reduzir seus custos, possuir menor carga de TI, obter uma análise de informações aprimorada e acesso a inovações tecnológicas, garantindo eficiência.

É importante ter em mente que as implementações requerem um planejamento adequado, além de recursos financeiros e técnicos. Cada empresa de outsourcing de impressão tem suas próprias necessidades e desafios, cabendo aos líderes identificar quais são.

Você já utiliza alguma dessas iniciativas em seu serviço? Como elas funcionam para você? Deixe um comentário com a sua experiência, para que outros colegas sejam inspirados. 😄 #CompartilhandoExperiências