O que o nicho de mercado tem a ver com o sucesso do seu outsourcing?

por | jun 20, 2022 | Empreendedorismo e Gestão

Ilustração de um gráfico de pizza, separado em três partes, e dentro de uma delas há o desenho de uma impressora e em outra flechas.

A decisão de empreender vem acompanhada por vários fatores, e entender o que é, e qual nicho de mercado você pretende atuar está relacionado a eles, sendo algo que pode se tornar determinante para o bom desempenho do negócio. 

A escolha dele é o que definirá qual produto ou serviço será oferecido, a persona, onde os anúncios serão vinculados e a quem serão direcionados, onde sua filial será sediada, entre outros, pois cada nicho deve ser tratado com estratégias diferentes.

E isso ainda o tornará um especialista dentro do seu mercado, destacando a sua empresa entre todas as outras já existentes, elevando o seu valor e ganhando visibilidade.

Ao longo da publicação, você irá compreender com exemplos o que um nicho de mercado significa, a sua diferenciação de segmentação, e os passos para atribuir algum ao seu outsourcing de impressão.

Confira mais sobre o assunto, seguindo a leitura! 

“É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato.” Philip Kotler

Nicho de mercado: definição, importância e tipos de segmentação

No mercado de outsourcing de impressão, existem diversos negócios que você pode decidir se especializar em atender, como escolas, escritórios e prefeituras. Inclusive, nosso Dossiê do Outsourcing de Impressão 2021-2022 traz um ranking de 10 modelos de negócios que mais o contratam:

Ranking dos 10 negócios que mais contratam o outsourcing de impressão, realizado pelo Dossiê do Outsourcing de Impressão 2021-2022.

Fonte: Dossiê do Outsourcing de Impressão 2021-2022

No entanto, cuidado: nicho de mercado e segmento de mercado não são a mesma coisa. Enquanto o segmento trata-se de um recorte amplo, onde um grupo possui interesses e também dores parecidas, entende-se que o nicho é uma especificação dentro de um segmento, inexplorada e restrita, que atende a uma parcela menor de pessoas.

Como exemplo, pense no seguinte, dentro do seu outsourcing de impressão, se você escolheu o segmento da saúde, o seu nicho pode ser atendimento especializado a clínicas que realizam exames cardiológicos.

É claro que você não precisa, necessariamente, possuir apenas um nicho de atuação, pois descobrir novos ao longo do tempo pode ser determinante para o crescimento da sua empresa. Saber identificar onde há uma necessidade ainda não suprida pelos concorrentes pode render novos clientes.

Porém, embora seja limitante, defini-lo é essencial, já que você ganha uma carta na manga, que é se tornar especializado, sendo uma empresa reconhecida por isso no seu mercado, com um número menor de concorrentes, além de possuir uma melhor maneira de comunicar-se com o seu público, que será bem determinado.

Há 04 tipos de segmentações que auxiliam na escolha do nicho de mercado, podendo ser geográfica (em que considera a localidade do negócio), demográfica (aspectos do público-alvo, como gênero, idade, grau de escolaridade, entre outros), psicográfica (características pessoais como costumes, personalidade, estilo de vida) e comportamental (análise da motivação da compra).

Como definir um nicho de mercado para o seu outsourcing 

O primeiro passo quando falamos sobre encontrar um nicho é decidir em qual mercado você deseja atuar e, como aqui estamos comentando sobre o outsourcing de impressão, essa etapa já está concluída para você. 

No entanto, caso o foco seja outro, e ainda assim possua o desejo de empreender, é essencial que se entenda qual mercado deseja estar presente, como o consumidor se comporta nele, etc. 

Vem comigo conhecer os próximos passos:

Reconheça algum problema dentro do seu mercado

A intenção é que você identifique problemas os quais são poucos explorados, que o seu mercado ainda não encontrou alguma solução. E, a melhor maneira de fazer isso é pesquisando, seja em ferramentas online, fóruns e até nas mídias sociais.

Saiba quais são seus conhecimentos sobre o assunto

Identificado o problema, o próximo passo é você estar apto para atuar dentro dele, ou seja, possuindo um grande conhecimento sobre o assunto. Dedique-se tanto a ele, até que se torne referência! 

Entenda o quanto o serviço que você deseja oferecer é procurado

Após descobrir qual é o problema que você deseja solucionar, uma boa prática é observar se de fato existe demanda para ele, e se as pessoas contratariam esse serviço. Aqui, uma pesquisa com o público que deseja atingir, além de tendências de consumo, é fundamental.

Realize uma análise da concorrência

Abordamos aqui no blog sobre a importância de realizar o benchmarking, e na busca por um nicho, ele se torna uma eficiente ferramenta. Considerando ser algo restrito e com poucos concorrentes, se na pesquisa for identificada demanda e um número reduzido de empresas oferecendo o mesmo, provavelmente é algo que vale o investimento.

Faça uma imersão dentro do marketing e seus processos e, melhor ainda, aplicado para outsourcing, acessando a nossa trilha e recebendo os materiais que irão ser grandes aliados à sua empresa, trazendo para ti conceitos, técnicas, habilidades e sugestões das etapas principais e fundamentais dele.

Confira o conteúdo programado para cada semana:

1ª semana – Porquê o MKT deve ser o seu BFF

2ª semana – Ambiente de marketing e Branding – o que é e porque fazer

3ª semana – Conhecimento nunca é demais – Descubra tudo sobre seu cliente

4ª semana – A grama do vizinho é sempre mais verde? Conheça a sua Concorrência!

5ª semana – Fábrica de horas – Organize suas atividades e seja o Senhor do seu tempo

6ª semana – Tendências de mercado: inteligência e sexto sentido

Convite para participar da Trilha do Marketing para Outsourcing de Impressão da PrintWayy.

Share This