PrintWayy 08 anos: o tempo passa voando quando se constrói um sonho

por | jun 6, 2022 | PrintWayy

O ano era 2014.  O Brasil foi o anfitrião da Copa do Mundo e acabou derrotado na semifinal pela Alemanha com o placar de 7X1. Uma sonda espacial da Missão Rosetta registrou um fato histórico para a exploração espacial com a primeira aterrissagem robótica em um cometa. O Ebola assustou o mundo e registrou mais de 20 mil casos. O Marco Civil da Internet entrou em vigor.  O Nobel da Paz foi entregue a Malala Yousafzai, a mais jovem ganhadora do prêmio. Uma impressora 3D foi enviada ao espaço pela primeira vez. E, em meio a tanta coisa a PrintWayy nascia! 

Para Hernani Alves Melo e Max Mendes Rosa, sócios-fundadores (COO e CTO, respectivamente), o tempo passa voando quando se constrói um sonho.

E, deste então o crescimento e a expansão da empresa foi gradual ano a ano, de 01 colaborador e 01 cliente-teste, chegamos ao marco de 400 provedores de outsourcing de impressão que utilizam o Dragon (software para gestão e monitoramento para parques de impressoras); já somos 36 playyers; conquistamos por 03 anos consecutivos a certificação Great Place to Work com notas acima da média nacional; estamos lançando para o mercado o Sunbird (sistema para o controle de impressões corporativas); rompemos fronteiras e somos globais, com atuação na América Latina, Europa e África.

Se para muitos 08 anos é pouco tempo, para a PrintWayy é mais que o suficiente para orgulhar-se da sua história.

A PrintWayy é composta por uma reunião de pessoas de diferentes lugares, com talentos únicos e culturas mistas que fazem tudo que rola por aqui acontecer. Por isso somos uma empresa REMOTE e PEOPLE FIRST!

Hernani, nosso COO, vai lhe contar agora sobre a transformação do regime presencial para a cultura remote first, acompanhe:

Muito além de estruturas físicas, somos remote first

Quando a PrintWayy nasceu, mesmo sem ter a consciência disso, estávamos, Max e eu, iniciando uma empresa people first. Isso tinha a ver com os nossos valores, nossa essência, com os aprendizados de experiências anteriores e, principalmente, com o desejo de criar uma empresa totalmente diferente do que éramos acostumados a ver no mercado. Um local onde as pessoas sempre estariam em primeiro lugar! 

Garantir que a empresa seria um local agradável para se trabalhar e se desenvolver, sempre foi nossa prioridade, antes de falar em processos, ferramentas, metas e resultados. E foi com essa mentalidade que a empresa se progrediu e cresceu.

Com a pandemia presente e o home office sendo a única opção de trabalho, tivemos que nos adaptar e aprender a trabalhar neste formato. Foi desafiador, de fato, porém alguns pilares da nossa cultura como o trabalho em equipe, a confiança e o comprometimento, nos ajudaram a performar muito bem nesse período.

Com a possibilidade de voltar ao escritório, nos questionamos se realmente fazia sentido. Ouvimos atentamente o nosso time e, a grande maioria, amava a liberdade e possibilidades do trabalho remoto. 

Não pensamos 02 vezes, “demitimos” o escritório e adotamos o modelo remote first. Um passo muito coerente com a nossa essência, o people first

Ainda estamos aprendendo e melhorando a cada dia este modelo. Mas esse movimento abriu muitas possibilidades e hoje o DreamTeam está espalhado pelo mundo.

 Do DreamTeam ao Playyer, somos people first

E sobre o people first, quer saber mais? Bem, a Lidia Fernanda de Souza, analista de gestão de pessoas, já compartilhou aqui em nosso blog que o patrimônio humano é o elemento essencial da empresa e listou algumas das coisas que nos fazem ser people first. Para ver em detalhes, é só clicar na imagem:

Ilustração de pessoas, uma com a letra P na mão, outra com a letra W e, uma menina com um coração.

E, na publicação “#DreamTeam PrintWayy: quem são, onde vivem, do que se alimentam?”, a Lidia apresentou o DNA DreamTeam, o Manifesto de Cultura da PrintWayy: estampamos nossas características genéticas para que o mundo saiba quem somos e como vivemos. 

Como os Playyers vêem a PrintWayy?

Ao DreamTeam, fizemos a seguinte pergunta: “Imagine que a PrintWayy acabou de bater na sua porta, ao abrir, o que vocês enxergam? Ou… abra uma janela imaginária e, a vista dela é a da PrintWayy, descreva-a para nós”. E, a seguir estão alguns depoimentos inspiradores:

“Olhar para a PrintWayy é como olhar para um jardim. Um jardim com imensa diversidade. Onde encontram-se várias espécies, de diferentes pensamentos, variados gostos, cores e preferências. Mesmo com tamanha diversidade, cada planta tem seu destaque e sua importância, cada um é único e especial. E o mais encantador é que, mesmo com toda essa diversidade, há uma harmonia entre todos, o que o transforma no jardim mais belo do mundo.”

Aline de Mattos, Consultora de Vendas, está na PrintWayy desde 2021

“Eu observava a PrintWayy de fora e parecia ser algo fora do comum, uma empresa totalmente diferente do convencional e o pensamento que sempre vinha era “Deve ser surreal estar ali dentro e fazer parte disso tudo”. E quando o meu SIM veio, foi uma sensação indescritível, eu finalmente tinha conseguido chegar lá, na empresa que eu admirava antes mesmo de fazer parte. E não pense que acabou por aí não, com esse tempo que estou no time eu ainda me deparo constantemente com algo fantástico que ela me proporciona e vejo que daqui de dentro é tudo bem mais incrível ainda. PrintWayy, o que eu aprendi aqui não é algo que vou levar apenas para o meu profissional, eu vou levar para o resto da minha vida. Meus parabéns por esses 08 anos e muito obrigado por tanto!”

Lucas Vicente da Silva, Analista de Suporte, está na PrintWayy desde 2022

“Quando a oportunidade bate à nossa porta, precisamos aproveitá-la. E, pra mim, essa oportunidade foi ter o privilégio de participar do time de marketing da PrintWayy. A empresa entrou em minha vida como uma chance para eu me reinventar, ter novas experiências, explorar minha criatividade e ser quem eu realmente sou. Aqui, além de me encontrar verdadeiramente, também encontrei pessoas importantes que desejo levar para toda a minha vida.”

Millene Bolsi, Analista de Marketing, está na PrintWayy desde 2020

“Liberdade para ser quem você é… isso é muito difícil de explicar, pra quem não vive essa cultura. Mas na prática, é não ter medo de dizer que está em um dia ruim, é compartilhar desejos e frustrações, é estar em um lugar que te incentiva a ser melhor como pessoa, é um ambiente seguro onde você pode rir e também ter conversas difíceis. A PrintWayy me mostrou que a minha área de atuação não é apenas números, mas sim, a relação entre as pessoas, afinal, é isso que vamos levar dessa vida. Por isso, neste aniversário, quero agradecer imensamente a oportunidade de estar aqui, estou cercada de gente boa, de talentos incríveis, de mentes brilhantes, e muito mais do que isso, de pessoas com coração cheio de bondade, respeito e humildade. Vida longa a essa empresa!”

Rafaela Gomes Machado, Analista de Back Office, está na PrintWayy desde 2021

“Com essa nova modalidade de home office, consegui retornar à área de TI, que por anos havia me afastado. Hoje consigo conciliar dois trabalhos pelo fato de ter um horário flexível que me atende perfeitamente. Sou imensamente grato a PrintWayy pela oportunidade e confiança.”

Luiz André Faria da Luz, Desenvolvedor, está na PrintWayy desde 2021

“Me lembro muito bem daquele dia, quando abri a porta até pensei que fosse um sonho! Na hora certa e que eu mais precisava, ela me abraçou e fez de sua casa também meu lar. Apesar de separadas fisicamente, estávamos muito conectadas e tentando descobrir o melhor caminho para aquele que seria novo. Tínhamos que andar lado a lado, sincronizadas, pois sabíamos que a caminhada era difícil e longa e ainda está sendo, porém estamos trabalhando em time, o que facilita e muito. Eu consegui enxergar que minha vida pessoal, meus sentimentos e meu jeito de ser eram o mais importante para ela, ela me escuta, ela leva em consideração cada palavra que sai da minha boca, meus pensamentos e minhas ideias. Ela REALMENTE me respeita! É o que sempre digo e repito desde o primeiro dia que a conheci: ela realmente segue na prática o que muitos dizem ser mas que ficam só na teoria. Obrigada por me deixar entrar por essa porta, PrintWayy!”

Ana Luisa Vassoler, Especialista em Vendas, está na PrintWayy desde 2021

E… para os próximos anos, o que podemos esperar?

Max, nosso CTO, afirma:

“Teremos muitos desafios pela frente nos próximos anos, pois nossos objetivos são grandes: a expansão no mercado nacional, a conquista de clientes em outros países, o lançamento e a evolução do nosso novo produto. Mas tenho certeza de que o DreamTeam cada vez mais preparado para alcançar todas estas conquistas que planejamos. Estamos conseguindo crescer e conduzir nossa operação de uma forma muito sólida e sustentável, e o principal, sem perdermos nossa essência, nossos valores e nossa cultura. Seguiremos evoluindo, não de qualquer jeito, mas cada vez mais do jeito PrintWayy!”

O importante mesmo para a PrintWayy é crescer sempre pensando em quem a integra atualmente e, quem um dia virá como colaborador e como cliente. Hoje a nossa felicidade extrapola esta comemoração, temos muito a celebrar! Afinal, esse é só o 8º aniversário da nossa longa história. 💛💙

Share This